Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Saúde anuncia 12 casos suspeitos de varíola do macaco em Londrina

09/08/22 às 17:06 - Escrito por Rafael Fantin

A Secretaria Municipal de Saúde anunciou na tarde desta terça-feira (9) que 12 casos suspeitos de varíola do macaco são investigados em Londrina. De acordo com o secretário Felippe Machado, os pacientes foram avaliados por diferentes serviços de saúde pública e privada, tiveram exames coletados e enviados ao Laboratório Central do Estado (Lacen).


Machado disse que ainda não há informações de como os pacientes foram infectados pelo vírus monkeypox ou se realizaram viagens internacionais.


Uma reunião foi realizada nesta tarde com a equipe da Secretaria de Saúde para reforçar como é feita a classificação dos casos suspeitos, como são as lesões características da varíola do macaco, além da necessidade que os profissionais façam o isolamento do paciente por 21 dias e o monitoramento dos familiares e pessoas próximas.


“O paciente pode apresentar febre, lesões na pele e vermelhidão. Importante saber se ele fez alguma viagem com países com casos confirmados da doença. O período de isolamento ideal é de 21 dias até o desaparecimento das lesões.”


Londrina teve um caso suspeito de varíola do macaco, mas por conta da coleta imprópria durante o exame, segundo o Lacen, não foi possível confirmar se o caso era em decorrência do vírus monkeypox.  

© Copyright 2022 Grupo Tarobá