Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Curta “Pés que Sangram” será exibido na Mostra de Cinema de Tiradentes

09/01/23 às 19:43 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O curta-metragem londrinense “Pés que Sangram” (2022), dirigido por Roberta Takamatsu, foi selecionado para a 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes, festival mais importante do país dedicado ao cinema independente, realizado em Tiradentes, Minas Gerais. Programada para ser exibida em 25 de janeiro, a produção é um dos 11 filmes que integram o evento competitivo Mostra Foco e um dos 93 curtas que fazem parte do festival, sendo a única obra paranaense que consta da seleção. No dia 26, Takamatsu participará de um debate sobre o filme com a presença de críticos. As atrizes Mariana Chinchilla e Thainara Pereira, que protagonizam o curta, também comparecerão às atividades.


“Pés que Sangram” conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), e foi totalmente rodado em Londrina, entre setembro e outubro de 2021, por uma equipe local. O filme conta a história das irmãs Clara e Aurora, que percorrem fotos de família em busca de respostas sobre sua mãe, enquanto um cão observa e acompanha tudo de perto, antecipando tremores de terra e tentativas de apagamento. Em 2022, a produção teve sua pré-estreia, fora de competição, no Festival Kinoarte de Cinema, e também foi exibida no Sesc Londrina Cadeião, como parte da Sessão Kinopus. Essa será a primeira exibição da obra fora de Londrina.


Takamatsu se disse um tanto ansiosa e muito feliz por ter a oportunidade de participar da Mostra de Cinema de Tiradentes, frisando que acompanha o evento há muito tempo. “Esse filme tem um aspecto afetivo importante para mim, pois é a primeira obra ficcional que dirigi, e é um dos últimos trabalhos realizados pelo gaffer Carioca, falecido recentemente, que inclusive havia cedido a sua casa para algumas filmagens internas. Antes de ‘Pés que Sangram’ eu tinha dirigido uma série documental chamada ‘Brincando com a Ciência’, mas tinha vontade de passar pela experiência de dirigir um trabalho de ficção, para ver como era a comunicação e a dinâmica com os atores. Pretendo atuar como diretora em outros trabalhos, explorando diferentes maneiras de se fazer um filme de ficção”, afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque
NESTA TERÇA-FEIRA

Sesc Cadeião: Sessão Kinopus exibe curta “A Grande Nuvem de Magalhães”

Imagem de destaque
DOCUMENTÁRIO

Documentário “Ennio, O Maestro” abre comemorações de 70 anos do Ouro Verde

Imagem de destaque
DOCUMENTÁRIO

'Kobra Auto Retrato' entra em cartaz no Cine Teatro Ouro Verde

Imagem de destaque
DRAMA DE BAILARINA

Filme 'O Próximo Passo' retrata drama de bailarina, no Cine Teatro Ouro Verde


Ainda segundo ela, a obra inclui camadas documentais baseadas em suas próprias experiências. “As fotos usadas no filme vêm de uma caixa de fotografias antigas de família, que minha vó manuseava muito e depois foi herdada pelo meu pai e por mim. O curta é um percurso pela memória, com sua permanência e impermanência, abordando temas como o apagamento e a presença do feminino. Procurei fazer um trabalho aberto à interpretação, e que inclusive foi construído de forma aberta, sem um roteiro padrão, com a participação ativa das atrizes”, sublinhou.


A diretora também frisou que, devido à pandemia de Covid-19, a produção do curta sofreu várias alterações. “Para diminuir os riscos à saúde das pessoas envolvidas, optamos por substituir muitas cenas internas por externas e reduzimos a equipe. Também tivemos gastos com álcool gel, máscaras de proteção e combustível para as filmagens em outros locais. É preciso destacar a importância do patrocínio do Promic para a realização do filme, pois esses recursos foram essenciais para a concretização do projeto”, disse.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá