Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Exposição oferece “brinquedo” que simula a falta de gravidade

07/08/19 às 10:29 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Ciência e arte se misturam no Museu Municipal de Arte (MuMA) do Portão Cultural em uma exposição inédita na cidade. O Museu da Vida, da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), “desembarcou” no local nesta terça-feira (6) com microscópios, bactérias, vírus, pilha humana, bicicletas geradoras, brincadeiras e muita ciência.

Uma das atrações é o girotec, “brinquedo” que simula a falta de gravidade e era usado para treinamento de astronautas na década de 1950.

Pela primeira a exposição itinerante da FioCruz do Rio de Janeiro sai da região Sudeste do País. Em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), a exposição é apresentada em comemoração aos 20 anos da Fiocruz no Paraná.

Leia mais:

Imagem de destaque
EM URGÊNCIA

Vereadores aprovam verba de R$ 2 milhões para o setor cultural

Imagem de destaque
PROJETO CULTURAL

Rolândia recebe obras de Claude Monet através da realidade virtual

Imagem de destaque
DISTRIBUIÇÃO NAS ESCOLAS

Roney Marczak realiza evento de lançamento do áudio “Alegria de Viver”

Imagem de destaque
DIA 19 DE MARÇO

2º Encontro de Colecionadores de Veículos em Miniatura no Mercadão da Prochet

Até sexta-feira (9), mais de três mil estudantes curitibanos e a população poderão interagir e se encantar com o mundo científico. O professor Reginaldo Hiraoka levou estudantes do Colégio Estadual Eurides Brandão, da CIC, para a exposição. “Achei incentivadora a proposta de juntar, de forma tão lúdica, ciência com arte. Desperta a curiosidade dos alunos, que conseguem ver na prática a teoria que explicamos em sala de aula”, disse.

O que tem

Nas salas do MuMA os visitantes se deparam com equipamento como a pilha humana, que mede a corrente elétrica do corpo humano. Um outro “brinquedo”, o girotec, simula a falta de gravidade e era usado para treinamento de astronautas na década de 1950.

Para brincar no girotec é preciso ficar amarrado com os pés e mãos enquanto um dos monitores da Fiocruz faz os movimentos no aparelho. “A sensação é estranha e incrível ao mesmo tempo”, relatou o estudante João Lucas da Silva Leal após sair do aparelho.

Pesquisadores do IBMP trouxeram jogos e atividades lúdicas associadas à prevenção de doenças causadas pelo Aedes aegypti, leishmaniose, células-tronco, parasitos e história do sequenciamento do DNA.

Para os mais curiosos, é possível observar uma célula em um microscópio, tirar dúvidas e interagir com cientistas.


Banda B


© Copyright 2023 Grupo Tarobá