Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Festin 2019 terá apresentação de Teatro Lambe-Lambe

28/08/19 às 11:45 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Além da variedade de companhias vindas de diversos estados brasileiros, o Festival de Teatro Infantil de Cascavel, durante a edição de 2019, também vai contar com muitos formatos distintos. Uma apresentação que promete chamar bastante a atenção do público é a “Intervenção com Caixas de Teatro Lambe-Lambe". Já ouviu falar sobre isso?!

Nesse estilo teatral em miniatura, tudo acontece dentro de uma caixa com um arcabouço cenográfico como som, luz, cenário e bonecos para contar histórias curtas de até três minutos que podem ser assistidas por até três espectadores ao mesmo tempo. No Brasil, essa linguagem é desenvolvida desde 1989, inspirada nas antigas câmeras fotográficas que eram muito utilizadas como forma de entretenimento nas praças no século XIX.

Durante o Festin 2019, que acontece entre os dias 10 e 15 de setembro, a Cia LuaPraRua, companhia de teatro de formas animadas de Ouro Preto, Minas Gerais, trará esse estilo para Cascavel, com as caixas de teatro “Quintal”, “A lavadeira” e “Como Água Pro Sertão”. As caixas foram criadas para que fosse possível levar arte para todos os cantos do mundo, já que com esse formato fica fácil fazer apresentações em qualquer espaço: ruas, salas, bibliotecas, etc.

Leia mais:

Imagem de destaque
EM URGÊNCIA

Vereadores aprovam verba de R$ 2 milhões para o setor cultural

Imagem de destaque
PROJETO CULTURAL

Rolândia recebe obras de Claude Monet através da realidade virtual

Imagem de destaque
DISTRIBUIÇÃO NAS ESCOLAS

Roney Marczak realiza evento de lançamento do áudio “Alegria de Viver”

Imagem de destaque
DIA 19 DE MARÇO

2º Encontro de Colecionadores de Veículos em Miniatura no Mercadão da Prochet

As artistas garantem que o público cascavelense vai ficar muito curioso e surpreso! “É uma linguagem de teatro ainda nova e que gera muita curiosidade. Ficam as três caixas alinhadas e o público vê os outros espectadores assistindo.  Outra coisa são os detalhes e as sutilezas das miniaturas, cada caixa tem uma estética, uma manipulação, um cenário e uma história diferentes. A gente se surpreende porque aquilo que era pequeno se torna grande diante dos nossos olhos. O público pode esperar uma surpresa por ver que algo tão pequenininho pode fazer muito sentido. Isso modifica nosso olhar e nos ensina a prestar atenção nos detalhes simples do dia a dia. O Lambe-Lambe é uma pausa de três minutos que te leva para outro lugar: da imaginação, da criatividade”, descreve a bonequeira e atriz Tábatta Iori.

 As caixas de miniaturas já foram do Norte ao Sul do país e estão prestes a chegar em Cascavel. A companhia se apresenta gratuitamente no Festin dia 14 de setembro (sábado) às 14h no Calçadão da Avenida Brasil e dia 15 de setembro (domingo) às 10h na Feira do Teatro. Desde já, as artistas estão ansiosas para mostrar essa linguagem para os participantes do Festin. ”A gente vive uma realidade muito pesada, fria, opressora. E no teatro infantil podemos resgatar tanta coisa que perdemos nesse sistema, que é a simplicidade, a imaginação, a criatividade, a brincadeira. A nossa expectativa para o Festin é das melhores, vai ser um prazer conhecer Cascavel”, anseia Tábatta, que tem uma conexão familiar com a cidade do festival.


Sobre o Festin

O Festival de Teatro Infantil de Cascavel nasceu com a proposta de despertar o interesse das crianças pelo universo teatral, incentivando que elas assistam mais peças e se motivem a encenar também. A primeira edição aconteceu em 2017 e teve 20 apresentações gratuitas durante uma semana em vários locais da cidade: praças, calçadas, parques e salas de concerto. Em 2019, o Festin retorna maior e mais completo. Neste ano, o projeto, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura e patrocinado pela Syngenta, teve uma seleção que abrangeu companhias de todo território brasileiro. 


A produção é feita por duas irmãs apaixonadas pela área cultural: a atriz Cynthya Borges e a produtora Bruna Bailey. Para saber mais sobre o Festin 2019, acesse: www.festincascavel.com.br e acompanhe as novidades pelas redes sociais: www.instagram.com/festincascavel e www.facebook.com/festincascavel.


Contelle Assessoria de Comunicação


© Copyright 2023 Grupo Tarobá