Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Museu Histórico divulga programação da Semana Nacional de Museus

10/05/19 às 16:44 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Começa na próxima segunda-feira (13) a 17ª Semana Nacional de Museus. O Museu Histórico de Londrina/UEL e o Museu de Arte de Londrina integram a programação nacional, que vai até 19 de maio, com exposições, palestras, mesa-redonda, visita mediada, além de exibição de filme e shows.

O tema da Semana Nacional de Museus, provido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), é "Museus como núcleos Culturais: o futuro das tradições". A ação visa mobilizar os museus do país brasileiros a partir do esforço de concentração de suas programações em torno de um mesmo tema.

Participam da edição de 2019, o total de 1.114 instituições de cultura de todo o país, ofertando 3.222 atividades especiais em todo o país. A primeira edição da Semana foi realizada em 2003, idealizada pelo Departamento de Museus (Demu/Iphan), atual IBRAM, na semana que se comemora o Dia Internacional dos Museus - 18 de maio. No início contou com a participação de 57 museus, os quais realizaram cerca de 270 eventos em 36 cidades brasileiras.

Leia mais:

Imagem de destaque
EM URGÊNCIA

Vereadores aprovam verba de R$ 2 milhões para o setor cultural

Imagem de destaque
PROJETO CULTURAL

Rolândia recebe obras de Claude Monet através da realidade virtual

Imagem de destaque
DISTRIBUIÇÃO NAS ESCOLAS

Roney Marczak realiza evento de lançamento do áudio “Alegria de Viver”

Imagem de destaque
DIA 19 DE MARÇO

2º Encontro de Colecionadores de Veículos em Miniatura no Mercadão da Prochet

Programação em Londrina - O Museu Histórico de Londrina, juntamente com o Museu de Arte de Londrina, divulga abaixo a programação completa em Londrina da Semana Nacional de Museus. As atividades abaixo serão no Museu Histórico, localizado na Rua Benjamin Constant, 900 (Centro) - telefones (43) 3323-0082. 

13 de maio

Múltiplo Leminski

Das 9 às 17 horas. Múltiplo Leminski - Sobre vida e obras do artista. Patrocínio do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura - PROFICE, com apoio do Museu de Arte de Londrina.

14 de maio

Das 19:30 às 22 horas - Palestra com Amélia Corrêa, intitulada "Gênero e Museu: debates contemporâneos", com foco na relação entre gênero e museu a partir de três enfoques. Apoio: Museu de Arte de Londrina.

15 de maio

Das 14 às 15 horas - Palestra "A transmissão das tradições na Folia de Reis", com o Sr. Francisco Garbosi, integrante do Grupo Mensageiros da Paz. Destinada a alunos de escolas municipais. Parceria: Museu de Arte de Londrina.

Das 15:30 às 17 horas - Visita mediada: Exposições do Museu Histórico Padre Carlos Weiss, destinada a alunos de escolas municipais, abordando aspectos da história, memória e cultura. Apoio: Museu de Arte de Londrina.

17 de maio

Das 16 às 18 horas, mesa-redonda: As Associações de Amigos do Museu Histórico, Museu de Arte e Festival de Música de Londrina, apresentarão relatos de suas ações, projetos, metas alcançadas e orientações para novas associações.

Das 19 às 21 horas - Orquestra de Viola Caipira. Apresentação musical aberta ao público da cidade, que ocorrerá na plataforma do Museu Histórico Padre Carlos Weiss. Apoio: Museu de Arte de Londrina.

18 de maio

Das 18 às 20 horas - Grupo de Acordeon Evelina Grandes. Grupo formado exclusivamente por mulheres cujas integrantes foram alunas da prof. Evelina Grandes desde a década de 1950. Apoio: Museu de Arte de Londrina.

Das 16 às 18 horas - Mostra Áudio Visual Múltiplo Leminski. Exibição dos filmes: "O Poeta", 2001; "Belowars", 2008; "Polaco Loco Paca", 1987; e "Ervilha da Fantasia - uma ópera Paulo Leminskiana", 1985. Classificação livre.

19 de maio

Das 16 às 18 horas - Mostra Áudio Visual Múltiplo Leminski. Exibição dos filmes "Fazia Poesia-Poemas de Paulo Leminski", 2004, de Carlos Deiró (classificação livre) e "Ex Isto", 2010, de Cao Guimarães. Classificação 16 anos.

Mais informações sobre a programação estão disponíveis no endereço Museu Histórico de Londrina


Fonte: Agência UEL

© Copyright 2023 Grupo Tarobá