Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Agricultura Urbana: terrenos limpos e produzindo saúde e renda

04/01/19 às 16:49 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Em Cascavel, os 39 pontos de cultivo do Programa Agricultura Urbana vêm gerando renda e alimentação saudável às famílias que são parceiras no projeto que envolve associações de moradores e o Governo Municipal, através do Território Cidadão. Além disso, o Agricultura Urbana tem o objetivo também de unir as comunidades e desenvolver o sentimento de "pertencimento" às localidades onde vivem. 

Ele ressaltou ainda o sucesso das "hortas urbanas" que são implantadas em terrenos baldios, públicos ou privados, que são preparados para o plantio, depois de uma minuciosa análise feita por técnicos agrícolas do Município. 

O feijão doado pelo Território irá alimentar as famílias dos bairros Interlagos e Cascavel Velho, onde funcionam as cozinhas comunitárias. "Esta doação irá beneficiar cerca de 480 a 520 pessoas por dia, durante quatro dias. No Provopar, consumimos cerca de 150 quilos de feijão por semana nas refeições que servimos e ainda na sexta feira, fazemos uma feijoada bem reforçada para as pessoas que diariamente nos procuram para almoçar na Cozinha do Provopar", detalhou a coordenadora do Provopar, Neia Alberton.

Leia mais:

Imagem de destaque
AGRONEGÓCIO

Mais de duas mil pessoas participaram do 5° AgroBit Brasil 2022

Imagem de destaque
LONDRINA

AgroBIT Brasil debate soluções e novas tecnologias para a agropecuária

Imagem de destaque
TECNOLOGIA

Cooperativa agroindustrial inaugura mais um centro de tratamento de sementes

Imagem de destaque
NOTORIEDADE

Goiaba produzida no norte do Paraná ganha o mundo

As hortas do programa Agricultura Urbana já estão abastecendo as cozinhas de escolas municipais e Cmeis, além das famílias que são responsáveis pelo cultivo e cuidado com a produção. E, ainda, toda a comunidade que pode adquirir as verduras e legumes. "Este é o objetivo do prefeito Paranhos com o programa de Agricultura Urbana: transformar lotes baldios de geradores de problemas em geradores de vida e de alimentos para as famílias. Assim todas terão uma alimentação mais saudável e estes imóveis permanecerão limpos e bem cuidados", completou Cocão.  

Produção em alta

Nas hortas dos bairros Brasília, Neva, Guarujá, São Francisco e Colmeia a produção de verduras, legumes, frutas e ervas medicinais está em alta. É grande a produção de abóbora, maxixe, batata doce, couve, alface, cheiro verde, berinjela, tomate, mandioca, milho verde, chuchu, abobrinha e amendoim, entre outras variedades. Toda esta produção contribui no abastecimento das cozinhas de instituições municipais de ensino e os parceiros do projeto que poderão revender o excedente.

Assessoria

© Copyright 2023 Grupo Tarobá