Linha 4

Publicidade

Assista ao vivo o segundo dia da 7ª edição do Show Pecuário

Redação Tarobá News

A 7ª edição do Show Pecuário, evento dedicado a apresentar novas tecnologias e informações sobre a pecuária, segue nesta quarta-feira (4) com o segundo dia de palestras. O evento, totalmente on-line, é transmitido pelo canal do Youtube da TV Tarobá e pelo portal Tarobá News, das 19h30 às 21h.

Nesta quarta-feira (4), a principal atração é Temple Grandin, norte-americana psicóloga e zootecnista e professora da Universidade do Colorado. Ela é a maior referência em bem-estar animal do mundo.

Com autismo severo, ela sempre se preocupou com a maneira com que os animais eram tratados. Depois de observar os animais na fazenda da tia, ela criou uma “máquina de abraços” para ela, com objetivo de acalmar as frequentes crises que tinha. Foi aí que começou sua relação com os animais.

Depois de anos de estudo, criou a “lida gentil”, que é um método de tratamento de animais para diminuir o estresse, do curral ao abatedouro.

A segunda palestrante é a Joana Campolina, médica veterinária formada pelo UFMG, Mestre em zootecnia e doutoranda na mesma área. Ela irá falar sobre bem-estar na pecuária de leite.

De acordo com ela, investir em bem-estar animal na propriedade é investir no futuro. É pensar no maior patrimônio de uma fazenda que são as vacas. “Devemos pensar em bem-estar animal como qualidade de vida aos animais, onde proporcionamos condições adequadas dentro das premissas de conforto e bem-estar asseguradas de preferência por nosso programa de bem-estar animal, para que as vacas possam expressar o melhor do seu potencial”, disse.

Um dos maiores medos dos pecuaristas de investir no bem-estar rural é o receito de custo alto. As adequações são simples, focadas em bem-estar animal e em geral não demandam grandes investimento O mais importante é acreditar nas mudanças e na quebra de alguns paradigmas, como: “sempre fiz assim” ou “não tem jeito”. Mudar os hábitos é o grande desafio. O segredo é fazer o básico bem feito.

“Um exemplo é usar a criatividade para fazer enriquecimento ambiental, com brinquedos para as bezerras, deixar com que elas socializem para crescerem mais saudáveis e inteligentes”.

COMENTÁRIOS

Publicidade

Publicidade

Nós usamos cookies teste site para lhe proporcionar a melhor experiência possível lembrando de preferências em visitas anteriores. Clicando em "Aceitar" você aceita o uso de cookies e nossos Termos de Uso.