Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Live fala de impacto do conflito entre Rússia e Ucrânia no agronegócio brasileiro

04/03/22 às 10:09 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Uma live, na próxima quinta-feira (10), vai tratar do impacto do conflito entre Rússia e Ucrânia no agronegócio. A ação é da Cooperativa Integrada. 

O foco da live é o conflito bélico começado há sete dias. A Rússia invadiu a Ucrânia, no leste europeu. Longe do Brasil, mas extremamente perto do agronegócio brasileiro.

Afinal, o Brasil compra da Rússia imensos volumes de matéria prima para fertilizantes. E, boa quantidade de trigo importamos de ambos, pois não somos autossuficientes em nenhuma das duas commodities.

Leia mais:

Imagem de destaque
AGRONEGÓCIO

Mais de duas mil pessoas participaram do 5° AgroBit Brasil 2022

Imagem de destaque
LONDRINA

AgroBIT Brasil debate soluções e novas tecnologias para a agropecuária

Imagem de destaque
TECNOLOGIA

Cooperativa agroindustrial inaugura mais um centro de tratamento de sementes

Imagem de destaque
NOTORIEDADE

Goiaba produzida no norte do Paraná ganha o mundo

O planeta espera que essa guerra termine o quanto antes. Além de interromper vidas, esse curto período já alterou o cenário de importação e de preços, no Brasil e no mundo.

Mas, afinal, a ofensiva armada vai impactar no planejamento da próxima safra brasileira? A logística internacional para entrega das compras, vai atender a todos? O engenheiro agrônomo e doutor em Economia Aplicada, pela USP, Alexandre Mendonça de Barros, conversa sobre o assunto na live marcada para o próximo dia 10 de março, com transmissão pelo canal da Integrada no YouTube.

Alexandre vai apresentar o cenário para o setor, e as nuances do movimentado comércio global de commodities. “A Ucrânia é muito importante no mercado global de trigo e de milho, a Rússia no mercado global de trigo, e o que está acontecendo impacta demais os preços internacionais. Além disso, a Rússia e a Bielorússia, que está alinhada com a Rússia, são relevantes produtoras de fertilizantes no mundo, e muito importantes para o suprimento brasileiro. Então, vamos discutir esse assunto, que um dos mais relevantes para nossa próxima safra”, adianta Alexandre Mendonça de Barros.

A partir das 08h30, o superintendente comercial da Integrada, João Bosco de Souza Azevedo, abre a live como moderador, e recebe o especialista Alexandre. O acesso ao encontro é gratuito e aberto a todos que procuram informação de qualidade sobre o assunto.  

O gestor da Integrada acredita que o momento é estratégico para se discutir as commodities, inclusive, além dos grãos. “Também precisamos avaliar o impacto do conflito no petróleo, nos fretes internacionais, na exportação. Mesmo que haja uma solução diplomática, o que esperamos que aconteça em breve, alguma consequência posterior deverá surgir. Estamos em um momento de risco, de dúvida, de preços mais voláteis, acirrados pela guerra, com prováveis efeitos pós-guerra. Conhecer melhor estas variáveis pode facilitar na tomada de decisões em um futuro próximo”, observa João Bosco.

Serviço:
Live – O impacto do conflito entre Rússia e Ucrânia no agronegócio brasileiro.
Convidado – Alexandre Mendonça de Barros, engenheiro agrônomo e doutor em Economia Aplicada, pela USP.
Moderador – João Bosco de Souza Azevedo, superintendente comercial da Integrada.
Data – 10/03/2022
Horário – 08h30
Local – canal da Integrada no YouTube. Acesse: https://youtu.be/WmjoXm1t6YA

© Copyright 2023 Grupo Tarobá