Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

DPE-PR oferece exame gratuito de DNA para pais que querem reconhecer seus filhos de forma voluntária

31/05/23 às 08:27 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Quase 5% das crianças nascidas no Paraná em 2023 têm o nome do pai ausente no registro de nascimento. Entre 30 de maio de 2022 e esta terça-feira (30/05), 144.665 crianças nasceram no estado. Deste total, 6.626 não têm o nome do pai na certidão. Os números são públicos e estão disponíveis no Portal da Transparência da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil). 


Os dados revelam o tamanho da importância do projeto (Re)Conhecendo Direitos, lançado hoje pela  Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR), que tem o objetivo de reduzir os índices de registros de nascimentos sem o nome do pai no estado. Para combater essa subnotificação, a instituição passa a oferecer gratuitamente o serviço de exame de DNA para comprovação da paternidade aos homens que querem fazer o reconhecimento voluntário de seus filhos e filhas. 


“É um avanço muito grande, já que a Defensoria não apenas oferece assistência jurídica para que a paternidade ou maternidade seja reconhecida: ela também custeia o exame, o que facilita ainda mais o acesso a esse direito tão importante. É um serviço que beneficia, em primeiro lugar, a criança ou adolescente reconhecido, que merece saber sua origem e poder expressá-la em um documento, e também o pai ou mãe que faz o reconhecimento, até porque o exame de DNA também vem acompanhado de orientações na esfera psicossocial e de oficinas de parentalidade”, afirmou o Defensor Público-Geral, André Ribeiro Giamberardino.

Leia mais:

Imagem de destaque
EM MAIO

Prefeitura de Arapongas promove 9ª Feira do Microempreendedor Individual

Imagem de destaque
CENA IMPRESSIONANTE

Marquise de loja no Centro de Rolândia desaba de deixa carros danificados

Imagem de destaque
SOB PROTESTOS

Câmara aprova urgência para projeto que prevê sanções a invasores de terras

Imagem de destaque
EM CADEIRA DE RODAS

Mulher leva homem morto para sacar empréstimo em agência bancária do Rio


O projeto também oferece teste gratuito de DNA para mulheres que queiram reconhecer a maternidade de um filho ou filha - situação mais rara, mas que também ocorre. São dois os tipos de teste ofertados, que é sempre inter vivos, ou seja, entre pessoas vivas: o chamado Exame TRIO - análise do material genético da criança, do(a) pai/mãe já registrado na certidão de nascimento e do(a) suposto(a) pai/mãe - e Exame DUO - análise do material genético da criança e do(a) suposto(a) pai/mãe. 


Conduzido e organizado pela Assessoria de Projetos Especiais (APE) e pelo Núcleo de Infância e Juventude (NUDIJ), o (Re)Conhecendo Direitos desenvolve ações que abrangem todo o Paraná, e que vão desde a conscientização sobre a importância do reconhecimento da paternidade e da harmonia familiar no desenvolvimento das crianças e oferta de exames gratuitos de DNA até a realização de oficinas de parentalidade para os pais que, voluntariamente, se inscreverem no projeto para o reconhecimento da paternidade de seus filhos e filhas. 


“O nosso objetivo é a conscientização de que o exercício da paternidade não se esgota na inclusão do nome do pai na certidão de nascimento da criança ou do já adolescente; a paternidade envolve as pessoas entenderem todos os impactos da paternidade na vida dessas crianças e adolescentes, as responsabilidades e comprometimento necessários”, afirma o coordenador da APE, defensor público Matheus Munhoz. 


Mutirão


No próximo dia 5 de julho, a Defensoria fará mais uma vez o mutirão Concilia Paraná na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba, e pela primeira vez irá ofertar no dia o serviço gratuito de exame de DNA para os pais que queiram fazer o reconhecimento de paternidade voluntariamente. Essa mobilização será a primeira de uma série de ações com a oferta do novo serviço. Haverá mais um mutirão nos dias 27 e 28 de Julho, na Câmara de Vereadores de São José dos Pinhais. 


A instituição oferecerá assistência jurídica gratuita na área da Família para resolver questões como divórcio, guarda, pensão e visitas, dissolução de união estável, partilha de bens e reconhecimento de paternidade e de maternidade, entre outros temas, desde que em comum acordo entre as partes.  


De acordo com o coordenador do NUDIJ, defensor público Fernando Redede, tão importante quanto colocar o nome do pai na certidão é o comprometimento do genitor com as responsabilidades da paternidade. Segundo ele, não basta apenas reconhecer a paternidade, é preciso estar presente na vida da criança, participar da educação e dar todo o suporte necessário em termos financeiro e psicológico que uma família exige. “O reconhecimento ultrapassa a questão de pagamento de pensão ou a inclusão de dados no documento. Descobrir a origem, a família à qual se pertence, é um direito humano. É uma construção da memória da criança. A não inclusão da criança na família paterna cria um vazio na história da criança e, futuramente, deste adulto ou adulta. O primeiro direito a ser assegurado é o direito à sua história. Ações que facilitam o reconhecimento e orientam esses pais sobre essa função são muito positivas”, ressalta Redede. 

DNA 


A DPE-PR vai disponibilizar um formulário dentro da plataforma Luna, no site da instituição, para cadastro dos pais que quiserem fazer o reconhecimento voluntário de paternidade e o agendamento do exame. O cadastro ficará permanentemente disponível para que, em qualquer tempo, o pai possa preencher o formulário e começar o processo de reconhecimento. Serão solicitados dados da criança, do pai e da mãe. 

Os exames serão realizados pela Maxi Clinic, laboratório contratado pela Defensoria por meio de licitação. Todo o caminho para a realização do exame será informado pelos servidores da instituição nos mutirões e nos atendimentos seguintes. Será possível também fazer o acompanhamento do caso na plataforma Luna, como em todo caso atendido pela Defensoria.

 

Clique aqui para conhecer detalhes do projeto. 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá