Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Aula Paraná facilita registro de presença do aluno

29/05/20 às 12:58 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Uma nova ferramenta do Aula Paraná lançada nesta semana vai facilitar ainda mais a vida do aluno na hora de marcar presença nas aulas a distância durante a pandemia. Agora, em toda sala virtual do Google Classroom haverá sempre um formulário de presença em que basta marcar “sim”. A ação leva poucos segundos e garante o registro da participação do estudante na aula daquela disciplina.

Antes, a presença vinha sendo contabilizada com o login do estudante no Google Classroom. Agora ele pode visualizar o procedimento e registrar a presença de forma mais rápida e fácil. O formulário de cada disciplina fica disponível durante todo o dia em que determinada aula está agendada, já que ela pode ser acessada no canal do Youtube do Aula Paraná.

MAIS TRANSPARÊNCIA – Com o novo sistema o estudante passa a ver o processo acontecendo em tempo real, o que traz mais transparência. “Isso faz com que o aluno fique menos preocupado se a presença dele foi contabilizada ou não. É também uma forma de facilitar a organização do próprio estudante, que marca sua presença com apenas um clique”, destaca o secretário estadual da Educação, Renato Feder.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

O diretor de Tecnologia e Inovação da pasta, Gustavo Garboza, ressalta a integração mais rápida da nova ferramenta com os sistemas de controle do professor. “Essa marcação é integrada automaticamente todos os dias em uma ferramenta de BI (business Intelligence), em um painel online que permite ao professor conferir a presença do aluno na aula e incluir isso no Registro de Classe Online”.

Para o diretor de Educação da secretaria, Roni Miranda Vieira, o processo contribui significativamente para esta organização. “Com o novo formulário, que vai junto com as atividades, o aluno vai saber exatamente qual aula ele acompanhou e quais atividades ele já fez. É uma forma simples de se organizar”, destacou.

IMPORTÂNCIA DO PROCESSO – Vieira destaca que esse registro da presença com no novo formulário, ainda que simples, é muito importante. “Isso vai dar garantia imediata para o aluno de que sua presença foi contabilizada. É importante que ele faça este processo, que é bem simples. Afinal, estas aulas estão contando para o ano letivo”, ressaltou o diretor.

ALUNOS SEM ACESSO – Os alunos que não têm acesso à internet e estão participando do Aula Paraná com os materiais e atividades impressas terão a presença contabilizada por meio da realização e entrega destas atividades.

AULA PARANÁ - Aula Paraná, programa de aulas não presenciais adotado em função da pandemia do novo coronavírus, utiliza cinco ferramentas que garantem a cobertura de 99,7% do Estado e o atendimento a mais de 1 milhão de alunos da rede estadual de ensino.

As estratégias são a transmissão de videoaulas na TV aberta, o uso dos aplicativos Aula Paraná e Google Classroom, conteúdo disponibilização também no Youtube e a entrega de material impresso.

Atualmente, o Aula Paraná conta com grande. já são mais de 19,6 milhões de visualizações no Youtube; 630 mil jovens acessam o Google Classroom diariamente; 41 mil professores da rede estão conectados no Classroom e mais de 800 mil usuários já baixaram o aplicativo Aula Paraná nos celulares.

A boa cobertura é complementada com a transmissão das videoaulas em três canais da TV aberta e pacotes gratuitos de 3G e 4G para os estudantes.

AEN

© Copyright 2023 Grupo Tarobá