Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Cadastro de novos alunos do P4 para 2024 começa nesta sexta-feira

30/08/23 às 15:40 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

A partir desta sexta-feira (1°), a Secretaria Municipal de Educação (SME) recebe o cadastro de crianças que vão ingressar nas turmas de P4 em 2024. Os pais ou responsáveis de crianças nascidas entre 01/04/2019 e 31/03/2020, e que não estão matriculadas na rede municipal de ensino, devem acessar o site www.londrina.pr.gov.br/matriculas e preencher o formulário.


Na plataforma, será preciso informar o número da Certidão de Nascimento ou número de inscrição do Registro Nacional Migratório (para estrangeiros), mais o CPF do responsável e telefone para contato. Também é necessário ter um comprovante de endereço, para que a criança seja direcionada à unidade escolar mais próxima de sua residência.


O cadastro on-line ficará disponível até o dia 30 de setembro. E, no final de outubro, as escolas farão o contato para agendar a pré-matrícula. Caso as famílias não façam o cadastro dentro do prazo, e queiram que a criança estude na rede municipal, deverão aguardar o início do ano letivo em 2024 para proceder com a matrícula.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública


De acordo com a Constituição Federal, a educação básica é obrigatória para a faixa etária dos 4 aos 17 anos. Por isso, o cadastro deve incluir não só as crianças que, atualmente, estão na rede privada, como também aquelas que ainda não frequentam escolas ou creches.


A estimativa da Secretaria Municipal de Educação (SME) é que 2 mil crianças sejam cadastradas, para que em 2024 a rede tenha, aproximadamente, 5.200 alunos matriculados no P4.


A diretora Administrativa e de Planejamento da SME, Rosana Daliner Acosta Marchese, explicou que as crianças que fizeram reserva na Central de Vagas da Educação Infantil para serem inseridas neste ano em turmas do C3, e que ainda não foram atendidas, não precisam passar pelo cadastro. “Já estamos contando com essas crianças, pois utilizaremos os dados informados pelos pais na Central e Vagas. Dessa forma, o cadastro deve ser feito para aqueles que estão fora da escola ou que, atualmente, estão na rede privada e vão migrar para a municipal”, destacou.


Rematrícula – Os alunos que já estão matriculados nos Centros de Educação Infantil municipais ou conveniados (filantrópicos) terão a rematrícula automática. As unidades vão encaminhar um link (ou QR Code) para que as famílias atualizem os dados cadastrais.


Caso a unidade municipal oferte o ano escolar subsequente em 2024, os estudantes seguirão automaticamente na mesma unidade. Mas, se a unidade onde o aluno está matriculado neste ano não oferece a série seguinte para o ano que vem, haverá encaminhamento automático para outra unidade escolar, de acordo com georreferenciamento.


Para essas situações, o responsável receberá da unidade escolar um documento informando para qual unidade a criança foi direcionada. A efetivação da matrícula deve ser feita pelos pais ou responsáveis na unidade escolar indicada, no período de 30 de outubro a 24 de novembro.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá