Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Carta de apresentação: por que é importante criar uma?

08/08/20 às 08:43 - Escrito por Da Redação
siga o Tarobá News no Google News!


Quando o assunto é mercado de trabalho, normalmente pensamos na elaboração de um currículo impecável. O currículo é importante, porém, como os processos de recrutamento estão cada vez mais concorridos, a carta de apresentação pode ajudar.

De uma forma geral, a carta de apresentação pode ser criada devido a uma exigência da empresa que realiza a entrevista, ou por iniciativa própria do candidato, com o intuito de enriquecer o seu currículo. Para conhecer melhor as características e a elaboração de uma carta de apresentação, esse texto traz para você os seguintes tópicos: 


O que é uma carta de apresentação?



A carta de apresentação é um documento que tem o objetivo de ser um complemento ao currículo. Ela traz informações capazes de melhorar ainda mais a sua qualificação para a vaga. 

Diante da concorrência acirrada nos dias atuais, bem como da enorme quantidade de outros currículos, a carta de apresentação se torna uma alternativa a mais para você destacar as suas qualidades.

Esse documento deve ser anexado ao currículo e prezar pela sua objetividade. As informações presentes nela devem ser concisas e explicar de forma direta as suas qualidades.  Além disso, a carta de apresentação não deve ser confundida com um resumo do seu currículo. Pelo contrário, ela deve trazer informações adicionais e com conteúdos que reforcem a sua qualidade como candidato para a vaga.


Outro detalhe é que a carta não deve ser longa. O ideal é que ela possua no máximo uma página e não apresente enfeites que podem distrair o leitor. 

A carta de apresentação hoje em dia é um documento que pode ser utilizada tanto para aqueles profissionais que pretendem ingressar no mercado de trabalho, quanto por aqueles que já possuem experiência, mas buscam novas oportunidades em outras áreas e empresas.




O que deve conter em uma carta de apresentação

carta de apresentação serve para apresentar algumas informações a mais que não tiveram espaço no currículo. É importante que esse conteúdo complementar não seja um “ctrl c + ctrl v” do que já está no currículo.

Portanto, você pode acrescentar no documento alguns detalhes sobre o porquê de merecer ser selecionado, reforçando com alguma habilidade comportamental ou profissional que ficou de fora do currículo. Veja a seguir alguns exemplos. 


Mostre o que fez e que experiências já teve


Destaque aqui os seus cursos, viagens e experiências. Caso você esteja em busca do seu primeiro emprego, mencione projetos realizados durante a sua graduação. Não deixe de citar também projetos realizados em algum estágio.

Lembre-se que os recrutadores preferem que você cite exemplos, pois isso auxilia a realizar uma avaliação mais eficiente das suas capacidades.

Além do mais, destaque os motivos profissionais que o levaram a se candidatar para a vaga de emprego e mencione como as suas habilidades poderão ser úteis para a empresa.


Linguagem acessível


O texto da carta de apresentação deve conter um tom pessoal, como se você estivesse a dialogar com o recrutador, porém não deve perder a formalidade e a seriedade. Sendo assim, evite gírias.

Por isso, é muito importante personalizar o texto. Utilize a saudação como “prezado” logo na introdução, pois assim você chama o leitor para o diálogo.

Além do mais, pesquise o nome do recrutador responsável por receber os currículos já ajuda muito. Esse tipo de abordagem permite humanizar a sua carta de apresentação. 


Parágrafos curtos


Existem diferentes modelos de carta de apresentação, mas todos eles exigem parágrafos curtos e objetivos. A quantidade ideal deve ser entre três e cinco parágrafos.

Vale salientar que cartas extensas tomam o tempo do recrutador. Elas também denunciam certa dificuldade do candidato em ser sucinto. O ideal é que os parágrafos não sejam longos.

O tamanho mais adequado para eles é ter no máximo cinco ou seis linhas. Isso contribui para que a sua carta de apresentação não tenha mais de duas páginas.


Habilidades adicionais

Acrescente habilidades pessoais e profissionais que sejam úteis para mostrar que o seu perfil é o mais adequado para a empresa. Isso é importante, pois permite que o recrutador avalie se o seu perfil tem o fit cultural adequado com os valores da empresa.


Aproveite a carta de apresentação para salientar, por exemplo, algum conhecimento sobre softwares que podem ajudar no seu trabalho, citando exemplos de que você já os utilizou em outras oportunidades.

Destaque também que você tem habilidades pessoais relevantes para o dia a dia empresa. Caso cite que você tem inteligência emocional, cite situações em que essa característica foi útil.



Introdução, desenvolvimento e conclusão

Ainda que seja possível contar com modelos diferentes de carta de apresentação, é importante organizá-la de modo que facilite a leitura. Nesse caso, é válido obedecer a estrutura que conta com introdução, desenvolvimento e conclusão.

Na introdução é necessário destacar quem você é, no desenvolvimento é o espaço para enfatizar as habilidades e as experiências. Por fim, na conclusão, é a oportunidade para salientar que você tem interesse em ajudar a empresa.




Conheça alguns modelos de carta de apresentação

Para você elaborar uma boa carta de apresentação, é necessário ter como base o layout de uma carta comercial, iniciando com as suas informações de contato, depois apresentar as informações profissionais.

É importante utilizar uma fonte adequada para a sua carta de apresentação. Portanto, algumas das mais indicadas são a Time News Roman, Calibri e Arial. Em todos os modelos é preciso ter cuidado com alguns detalhes como o espaço entre o cabeçalho, o fechamento e sua assinatura. Use espaçamento simples e mantenha um espaço entre cada parágrafo. Além do mais, é necessário justificar à esquerda sua carta inteira.


Modelo básico

Nesse modelo ela é organizada com uma introdução que mostra quem você é. Ela ainda tem um desenvolvimento que mostra as suas capacidades profissionais e um desfecho.


Um exemplo pode ser:


Introdução/Cabeçalho

É com enorme satisfação que me candidato à vaga de designer gráfico anunciada recentemente em suas redes sociais. Eu tenho ampla experiência na área e busco ampliar constantemente esses meus conhecimentos por meio de cursos.

Com isso, pretendo, me aperfeiçoar ainda mais e contribuir ao máximo com as empresas que venham a contratar os meus serviços.


Corpo

Tenho certeza que possuo condições para ajudar as empresas a atingirem os seus objetivos de forma rápida e eficiente. 

Uma das minhas maiores contribuições é o desenvolvimento de sites e aplicativos totalmente responsivos, sempre adequados com o bom atendimento ao cliente. Também tenho conhecimento em marketing de conteúdo e posso auxiliar na elaboração de estratégias de venda.


Fechamento

Por tudo isso, eu acredito que posso agregar mais eficiência ao trabalho da empresa. Agradeço a oportunidade e fico no aguardo de uma resposta.

Modelo de carta por e-mail

No atual contexto digital, não é incomum utilizar o e-mail como o suporte para uma carta de apresentação. Nesse caso, o modelo mais adequado pode ter como base esse exemplo:

Assunto: Vaga para designer


Mensagem de e-mail:


Prezado Sr. Contratante,


Após ver a notícia de que há vagas para o cargo de designer, acredito que a minha experiência de estágio na Agência X, aliada à minha paixão pelo trabalho me qualifiquem para a função.


Sou um profissional com experiência em criação de layouts de sites, com conhecimento em softwares da área e inglês fluente. Além disso, sou especialista em softwares como o Illustrator e, inclusive, programas de edição de vídeo, como o Premiere.


Segue anexo o meu currículo para análise. Fico no aguardo de uma resposta. Muito obrigado pelo seu tempo e consideração.


A carta de apresentação é um reforço para o seu currículo

Ela tem potencial para destacar você em um cenário onde a concorrência aumenta constantemente.

Portanto, diante de uma carta de apresentação que intensifica as suas características e habilidades, a sua chance de passar para fases seguintes aumenta de forma considerável.




Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá