Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Colégio Positivo trabalha intensamente na esperança do ensino presencial

09/02/21 às 08:44 - Escrito por Conteúdo Patrocinado
siga o Tarobá News no Google News!

Depois de quase um ano de isolamento social e ensino remoto, e de um período delicado na vida de tanta gente, a comunidade escolar permanece esperançosa em voltar presencialmente para a escola. Mas mesmo que isso ainda não seja possível, as escolas já estão se preparando para receber seus alunos em seus ambientes físicos novamente assim que for possível. E essa preparação tem exigido muito cuidado, atenção e responsabilidade, além de bastante trabalho por parte das equipes escolares.

E com isso, pais e alunos se veem com muitas dúvidas: como serão as aulas em 2021? Como serão as aulas quando for permitido voltar à escola? Quais protocolos serão adotados? Meus filhos estarão seguros na escola?

É normal que fiquemos preocupados em um momento tão delicado, e contar com medidas de segurança e com o cuidado de professores e equipe escolar em relação aos alunos será essencial no momento de retorno.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

Como será?

O diretor do Colégio Positivo – Santa Maria, Júlio Felis, diz que a equipe do colégio está esperançosa para que logo seja possível retornar presencialmente: “a escola é um espaço de aprendizado, e uma parte importante se dá pela convivência entre professores e alunos e entre colegas, prejudicada pelo ensino remoto imposto pela pandemia”.

Mas como o retorno presencial ainda não é possível, o Colégio Positivo – Santa Maria permanecerá com aulas remotas ao vivo nesse início de ano letivo. Considerando a excepcionalidade do ensino remoto, o colégio oferecerá aulas de retomada de conteúdo e adaptação a partir do dia 10 de fevereiro. E a partir do dia 22 de fevereiro iniciará os 200 dias letivos previstos para 2021.

“Nossa intenção é propiciar aulas 100% na escola e confiamos que o nosso protocolo sanitário permite termos a certeza de uma volta segura para alunos e equipe pedagógica. A experiência com o período de aulas extracurriculares, no fim de 2020, demonstrou essa eficiência. Entretanto, onde e enquanto houver restrição para isso, ou para os pais que preferirem manter seus filhos em casa, promoveremos a transmissão de aulas ao vivo”, comenta Júlio.

Saúde e cuidados

As sedes do Colégio Positivo estão muito bem preparadas para quando as aulas voltarem. A instituição criou o Comitê de Saúde e Segurança para que o retorno ocorra com responsabilidade. O protocolo sanitário, exclusivamente elaborado pelo comitê, respeitando os demais protocolos sanitários apresentados pela Secretaria de Saúde e pela Secretaria da Educação e do Esporte, e amparado pelas recomendações e orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde, será seguido à risca, visando à segurança dos alunos, responsáveis e professores.

A pediatra Andrea Dambroski, que faz parte desse comitê, lista algumas ações que serão adotadas para cumprir os protocolos da maneira mais segura possível:

A médica reitera que, durante o período de permanência na escola, tanto alunos quanto colaboradores serão sempre orientados a seguir os protocolos de saúde e segurança. “Instalamos dispensers de álcool em gel em pontos estratégicos das unidades. Teremos marcações no piso para reforçar a necessidade de distanciamento e não permitiremos que as crianças tragam brinquedos de casa, até para evitar as trocas entre elas e por conta da possível dificuldade de higienização desses brinquedos”, explica Andrea.

E não para por aí

Além das questões pedagógicas e de saúde física que envolvem o retorno, há uma preocupação bastante importante para o momento atual: a saúde mental das crianças e adolescentes. Esse período em casa trouxe uma nova rotina para a vida dos alunos, assim como novas angústias e inquietações.

A supervisora do Serviço de Psicologia Escolar do Colégio Positivo, Maísa Pannuti, comenta que pais, professores e comunidade escolar “precisam ter em mente que todos estarão vivenciando um momento muito diferente do ensino presencial de outrora, de forma que caberá a nós possibilitar momentos de saúde e bem-estar com relação à retomada e convívio social, promovendo um espaço de escuta e acolhimento para situações de ansiedade quanto à nova rotina escolar”.

Os professores serão orientados a acolher as emoções dos alunos e dos pais, sem julgamentos, lembrando que cada pessoa vivencia essa experiência de uma forma diferente. Isso quer dizer que eles sempre estarão atentos para escutar e dar apoio às necessidades de seus alunos. Além disso, poderão planejar momentos mais descontraídos nos quais os alunos possam falar e se expressar; atividades que possam ajudar a diminuir a ansiedade, tais como exercícios de respiração, de expressão corporal etc. Ainda, se o professor perceber que a turma está agitada e angustiada, não há problemas em mudar o rumo da atividade. Propor uma roda de conversa ou uma dinâmica de grupo pode ser uma atividade bastante proveitosa nesse contexto.

Mas e como explicar para as crianças que não pode abraçar e ter contato? Adotar novas formas de contato, mesmo que não físico, pode ser a solução. Maísa dá sugestões como: abraçar a si mesmo e dizer ao outro “sinta-se abraçado”; dar um toque de mãos “no ar” sem encostá-las; na hora da saída, fazer gestos que não promovam o contato físico; entre outras atitudes. É só usar a imaginação!

Todas essas ações adotadas pelas escolas são de extrema importância para que possamos retomar a rotina e rever quem tanto gostamos. Porém, é importante lembrar que, para que passemos por tudo isso juntos, a colaboração e respeito de todos aqueles que fazem parte da comunidade escolar são indispensáveis. Ainda, é importante ressaltar que a oferta pode mudar de acordo com as diretrizes dos órgãos competentes.

Para saber mais sobre como será o retorno, acesse o site do Colégio Positivo.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá