Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Comissão consegue apoio na luta pelo educador físico na escola

25/04/19 às 11:50 - Escrito por Geovana Tortato
siga o Tarobá News no Google News!

O Conselho Regional de Educação Física (CREF9-PR) vai apoiar o movimento pela obrigatoriedade do profissional de educação física na rede municipal de Cascavel. Esse compromisso foi o principal resultado da reunião que aconteceu na Câmara Municipal na quarta-feira (24), entre a Comissão de Cultura e Esporte do Legislativo, o CREF9-PR e a Fundação de Cultura e Esporte de Cascavel.
A pedido do secretário da Comissão, vereador Carlinhos Oliveira (PSC), o encontro trouxe à Sala de Reuniões anexa ao Plenário o presidente do CREF9-PR, Antônio Eduardo Branco, e pela Fundação de Cultura e Esporte o presidente Léo Mion e o diretor Daniel Fernando Scalco (Chimia). Da Comissão de Esporte e Cultura da Câmara participaram também o presidente Serginho Ribeiro (PPL) e o membro Pedro Sampaio (PSDB).

Na reunião foi discutida a implantação do profissional de educação física nas escolas da rede municipal de Cascavel. Hoje a maioria das escolas do município conta com bons equipamentos esportivos, no entanto, não há profissionais habilitados nas escolas para ministrar as aulas de educação física.

A implantação do profissional de educação física na rede municipal é um direito das crianças, e uma necessidade mais que pacificada. A boa prática do esporte, orientada por um profissional especializado, cria o senso de civilidade nas crianças, respeito às leis e a formação de uma pessoa preocupada com as questões de saúde presentes na sociedade. Segundo dados de 2011 da Organização Mundial da Saúde (OMS), de cada real investido em esporte, três reais são economizados na saúde pública. Para que essa economia se efetive, é necessário não somente estrutura e equipamento, mas um profissional habilitado e capacitado que oriente as práticas esportivas. Uma prática esportiva sem a devida orientação profissional e cuidado pode levar a lesões graves e o efeito contrário ao desejado.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

Após quase duas horas de reunião, e troca intensa de informações sobre a necessidade e as vantagens do profissional de educação física nas escolas, além dos mecanismos que Cascavel pode adotar para efetivar essa ação, o Presidente do CREF9-PR, Antônio Eduardo Branco, se prontificou em auxiliar na capacitação dos profissionais para o desenvolvimento do esporte de base e somar forças na luta pela obrigatoriedade do profissional. Os vereadores da Comissão de Cultura e Esporte, em conjunto com a Fundação de Cultura e Esporte de Cascavel, também se dispuseram a estudar alternativas e soluções práticas para a implantação do profissional de educação física nas escolas municipais.


Fonte: Câmara Municipal de Cascavel

© Copyright 2023 Grupo Tarobá