Linha 4

Publicidade

Educadores da rede municipal de Foz participam de formação sobre o ensino híbrido

Redação Tarobá News

Foto: assessoria

Diretores, coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal de ensino iniciam nesta terça-feira (11) uma nova formação sobre o ensino híbrido. Nesta primeira etapa, 100 profissionais da educação - divididos em quatro grupos de 25 pessoas - participam do curso, ministrado pelo Núcleo de Tecnologia Educacional da Secretaria Municipal de Educação.

O ensino híbrido, que se divide entre momentos presenciais e a distância, já foi implantado em cinco escolas municipais e deve ser o modelo utilizado mesmo após a pandemia.

“O retorno das demais unidades escolares ainda não foi definido. Seguimos, juntamente com a Secretaria de Saúde, avaliando a situação dentro deste projeto-piloto para um retorno gradativo. No entanto, sabemos que o ensino híbrido é um modelo que veio pra ficar e deve ser muito utilizado futuramente”, comentou a secretária de educação, Maria Justina da Silva.

O objetivo do curso é reforçar aos profissionais da educação as bases desta modalidade de ensino e o uso de ferramentas que promovam o desenvolvimento do estudante, a personalização da aprendizagem e a promoção de sua autonomia.

Com oito horas de formação, o curso abordará desde o entendimento, as bases legais do ensino híbrido e os modelos utilizados no Brasil até as metodologias ativas e a organização de estratégias de trabalho com o uso de tecnologias, como podcast, sala de aula invertida, rotação por estações, rotação individual e softwares (Quiver, Google Earth, Khan Academy, Escola Games, etc). Ao final do curso, os educadores terão a experiência necessária para a execução de um plano de aula na perspectiva do ensino híbrido.

“Entender o papel das metodologias ativas do processo de construção pedagógica e construir uma proposta de trabalho semanal observando os critérios norteadores para o ensino híbrido são algumas das propostas desta formação”, explica a diretora de Ensino Fundamental, Eliziane Diesel.

Nesta segunda (10), servidores da Secretaria de Educação participaram de uma aula inaugural. A proposta é ofertar a capacitação para os mais de dois mil servidores da rede durante o ano.

Assessoria 

COMENTÁRIOS

Publicidade

Publicidade