Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Escolas têm cardápio especial para a Semana da Consciência Negra

22/11/22 às 17:53 - Escrito por Redação Tarobá News

Em celebração à Semana da Consciência Negra, a Gerência de Alimentação Escolar e a Diretoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação promoveram, nesta terça-feira (21), por meio de uma ação conjunta nas unidades escolares, um cardápio especial com pratos típicos que remetem à cultura afro-brasileira. Dentre os itens oferecidos, estão canjica, farofa com carne suína e feijão preto, por exemplo. A atividade será realizada até sexta-feira (25), em todas as Escolas Municipais (EM), Centros de Educação Infantil, tanto municipais (CMEIs) como os conveniados (CEIs), e unidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA).


Segundo o gerente de alimentação escolar da SME, Fábio Alfredo Gonçalves de Campos, o cardápio foi proposto para que os alunos também pudessem ter contato com o eixo programático do mês de novembro por meio da alimentação. “Nosso objetivo maior é fortalecer o processo de educação alimentar, trazendo para o dia a dia deles esta relação que existe entre a alimentação e o aprendizado, ilustrando o que foi apresentado dentro da sala de aula no âmbito pedagógico por uma outra perspectiva”, disse Campos.


A gerente do Ensino Fundamental da SME, Adriana Biason, destacou que este trabalho em conjunto com a Gerência de Alimentação Escolar é fruto de um trabalho intenso realizado pela secretaria em parceria com o GT de Combate ao Racismo e com o Conselho Municipal de Igualdade Racial. “Realizamos inúmeros encontros de formação pedagógica com os gestores e coordenadores das unidades escolas com o objetivo de combater o racismo dentro das escolas. Foi através dessas articulações que construímos sequências pedagógicas que trabalharam o tema da diversidade racial e do combate ao racismo, ao longo de todo o ano. E, dentre esses trabalhos, indicamos à Gerência de Alimentação Escolar um livro que traz receitas gastronômicas alusivas à cultura africana e afro-brasileira e que, durante esta semana, adaptou algumas dessas receitas para serem utilizadas em nossas unidades”, explicou.


Para a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Dilcéia Cardoso de Lima, que atua junto ao GT de Combate ao Racismo e é conselheira do Conselho Municipal de Igualdade Racial, esta instrumentação da ação docente deu possibilidade aos alunos de conhecer o conteúdo que estava sendo estudado a partir de um viés gastronômico. “É importante destacar que, em Londrina, há uma orientação municipal que prevê que conteúdos que tenham o objetivo de eliminar o racismo dentro das unidades escolares sejam trabalhados em todos os anos da vida escolar. Então, temos essa Comissão de Promoção da Diversidade que trabalha este tema o ano inteiro com os professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares, ou seja, a SME está continuamente trabalhando este tipo de conteúdo das mais diversas formas possíveis e não apenas em um dia isolado, como é o 20 de novembro. O que procuramos é celebrar esta data, com atividades que reforcem nos alunos o que eles aprenderam em sala de aula ao longo do ano”, finalizou.


O cardápio especial proposto pela Gerência de Alimentação Escolar começou a ser servido nas unidades escolares nesta terça-feira (22) e pode ser conferido através deste link disponível no Portal da Prefeitura.

© Copyright 2022 Grupo Tarobá