Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Escolas têm cardápio especial para a Semana da Consciência Negra

22/11/22 às 17:53 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Em celebração à Semana da Consciência Negra, a Gerência de Alimentação Escolar e a Diretoria Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação promoveram, nesta terça-feira (21), por meio de uma ação conjunta nas unidades escolares, um cardápio especial com pratos típicos que remetem à cultura afro-brasileira. Dentre os itens oferecidos, estão canjica, farofa com carne suína e feijão preto, por exemplo. A atividade será realizada até sexta-feira (25), em todas as Escolas Municipais (EM), Centros de Educação Infantil, tanto municipais (CMEIs) como os conveniados (CEIs), e unidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA).


Segundo o gerente de alimentação escolar da SME, Fábio Alfredo Gonçalves de Campos, o cardápio foi proposto para que os alunos também pudessem ter contato com o eixo programático do mês de novembro por meio da alimentação. “Nosso objetivo maior é fortalecer o processo de educação alimentar, trazendo para o dia a dia deles esta relação que existe entre a alimentação e o aprendizado, ilustrando o que foi apresentado dentro da sala de aula no âmbito pedagógico por uma outra perspectiva”, disse Campos.


A gerente do Ensino Fundamental da SME, Adriana Biason, destacou que este trabalho em conjunto com a Gerência de Alimentação Escolar é fruto de um trabalho intenso realizado pela secretaria em parceria com o GT de Combate ao Racismo e com o Conselho Municipal de Igualdade Racial. “Realizamos inúmeros encontros de formação pedagógica com os gestores e coordenadores das unidades escolas com o objetivo de combater o racismo dentro das escolas. Foi através dessas articulações que construímos sequências pedagógicas que trabalharam o tema da diversidade racial e do combate ao racismo, ao longo de todo o ano. E, dentre esses trabalhos, indicamos à Gerência de Alimentação Escolar um livro que traz receitas gastronômicas alusivas à cultura africana e afro-brasileira e que, durante esta semana, adaptou algumas dessas receitas para serem utilizadas em nossas unidades”, explicou.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública


Para a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Dilcéia Cardoso de Lima, que atua junto ao GT de Combate ao Racismo e é conselheira do Conselho Municipal de Igualdade Racial, esta instrumentação da ação docente deu possibilidade aos alunos de conhecer o conteúdo que estava sendo estudado a partir de um viés gastronômico. “É importante destacar que, em Londrina, há uma orientação municipal que prevê que conteúdos que tenham o objetivo de eliminar o racismo dentro das unidades escolares sejam trabalhados em todos os anos da vida escolar. Então, temos essa Comissão de Promoção da Diversidade que trabalha este tema o ano inteiro com os professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares, ou seja, a SME está continuamente trabalhando este tipo de conteúdo das mais diversas formas possíveis e não apenas em um dia isolado, como é o 20 de novembro. O que procuramos é celebrar esta data, com atividades que reforcem nos alunos o que eles aprenderam em sala de aula ao longo do ano”, finalizou.


O cardápio especial proposto pela Gerência de Alimentação Escolar começou a ser servido nas unidades escolares nesta terça-feira (22) e pode ser conferido através deste link disponível no Portal da Prefeitura.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá