Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Estudantes da PUCPR integram projeto do Ministério da Defesa

21/01/20 às 18:29 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) integra o Projeto Rondon, um programa do Ministério da Defesa, no Oeste do Paraná. O objetivo é desenvolver ações nas áreas da cultura, saúde, educação, trabalho e meio ambiente. Até o dia 2 de fevereiro, 16 estudantes e 2 professores da PUCPR irão promover uma série de atividades com os moradores dos municípios de Anahy, com 2.800 habitantes, e Iracema do Oeste que têm pouco mais de 2.900 moradores. 

  No Paraná as ações do Projeto Rondon acontecem durante a Operação Yaguaru, que contempla 12 municípios e conta com as parcerias do Governo do Estado, da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná, da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, do 33º Batalhão de Infantaria Mecanizado e de Instituições de Ensino Superior privadas e públicas paranaenses.

Nove universidades privadas e públicas do Paraná participam do Projeto Rondon. Os estudantes e os professores foram divididos em grupos de ações. O conjunto A vai desenvolver atividades nas áreas de Saúde, Educação, Direitos Humanos e Justiça. O conjunto B desenvolve atividades nas áreas de Tecnologia, Produção e Trabalho, Comunicação e Meio Ambiente.          
 A estudante do curso de Medicina da PUCPR Curitiba, Luize Kremer Gamba, faz parte da equipe da PUCPR. Ela conta que o envolvimento com a população traz um novo olhar e favorece a formação de profissionais inclusivos.    
“Lembro que no meu primeiro ano de universidade, tive contato com uma professora rondonista e me arrepiava ao ouvir suas histórias. Desde então, participar do Projeto Rondon virou como uma meta da minha vida acadêmica. Acredito que em todos os sentidos da vida, devemos ser pontes e nunca muros. O Rondon é um projeto que permite exatamente isso na prática, pois acredita que nós universitários somos capazes de levar o conhecimento dos nossos cursos para além do ambiente de ensino e, assim, atingir e gerar mudanças para a população”, afirma.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

Para a Juliana de Oliveira, do Núcleo de Projetos Comunitários da PUCPR, o papel das universidades é promover ações de extensão que contribuam para o desenvolvimento sustentável, o bem-estar social e a qualidade de vida nas comunidades vulneráveis, usando as habilidades universitárias. “As ações deverão ser direcionadas a um público capaz de reproduzi-las e multiplicá-las no seio da comunidade, tornando-as permanentes. Além da comunidade, os estudantes também serão fortalecidos na formação de cidadania”, explica.

Sobre a PUCPR

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com 60 anos de tradição, é considerada a melhor instituição de ensino superior paranaense e uma das melhores do Brasil no ranking da Times Higher Education. Parte do Grupo Marista, que atua nas áreas da educação, saúde e solidariedade, a PUCPR é uma instituição católica privada sem fins lucrativos e que tem como missão proporcionar uma formação integral a cidadãos globais, desenvolvendo competências técnicas e comportamentais que preparam para atuação nos mais variados contextos. Atualmente a Universidade oferta mais de 120 cursos de graduação, 150 cursos de Educação Continuada e 16 programas de Stricto Sensu que compreendem diversas áreas do conhecimento distribuídas nos câmpus Curitiba, Maringá, Londrina e Toledo. https://www.pucpr.br/

Assessoria 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá