Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Estudantes de Foz podem inscrever-se no Fies do segundo semestre

14/07/18 às 13:55 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A partir da próxima segunda-feira, 16, começam as inscrições ao Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) para o segundo semestre de 2018. O edital com as regras está disponível para consulta. O estudante tem até dia 22 de julho para inscrever-se, apenas no site institucional do programa.

Com novas regras, o Fies apresenta três modalidades de financiamento. A primeira, com juros zero e recursos do próprio governo federal, é destinada a alunos com renda familiar de até três salários mínimos. Nessa faixa, o custeio é de no mínimo 50% do valor do curso, não podendo exceder R$ 42 mil por semestre.  

Chamadas de Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies), as outras duas modalidades são para quem tem renda per capita de três a cinco salários mínimos por mês. O crédito é proveniente de instituições financeiras, com juros mais baratos do que os ofertados em geral pelo mercado, pois os bancos contam com recursos públicos para o financiamento estudantil.  

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

A estimativa é que o programa abrirá cerca de 155 mil vagas em todo o Brasil, com o presente edital. Estudantes com renda familiar de até três salários mínimos pagam taxa de coparticipação enquanto fazem a graduação. A quitação acontece após a formação e em conformidade com as condições financeiras do estudante beneficiado. 

Para pleitear o financiamento, o interessado dever comprovar a renda e ter participado de pelo menos uma edição do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) a partir de 2010. A média não pode ter sido inferior a 450, e a pessoa não pode ter zerado na redação. O estudante precisa ser aprovado em todas as matérias durante a realização da graduação. 

De acordo com o Ministério da Educação, o Fies custeia cursos com conceito igual ou maior que 3, obtido no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) das instituições de ensino superior vinculadas ao programa. São financiados também cursos autorizados para funcionamento e que ainda não foram avaliados pelo Sinaes.

Acesse o site do Fies.

Acesso o edital do Fies para o segundo semestre de 2018.

Principais prazos do Fies 2108

De 16 a 22 de julho: inscrições no site.
De 27 a 31 de julho: em caso de pré-seleção, complementação das informações da inscrição e fechamento do contrato.
De 1º a 24 de agosto: manifestação do aluno em lista de espera. Esse procedimento não se aplica aos inscritos no P-Fies.

H2FOZ

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá