Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Greve: servidores dizem que ‘patrão’ não pode encerrar movimento

12/07/19 às 18:29 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O governador Ratinho Junior anunciou, nesta sexta-feira (12), o fim da greve dos servidores estaduais. O Fórum das Entidades Sindicais (FES), porém, diz que ainda aguarda um posicionamento das categorias, que irão se reunir em assembleias. A APP-Sindicato, por exemplo, que representa 64% do total de servidores, tem assembleia estadual marcada para a manhã deste sábado (13).

De acordo com nota divulgada na Agência de Notícias do Paraná, Ratinho confirmou a implantação da data-base, com a primeira parcela de 2% liberada em janeiro de 2020. No total, será pago um reajuste de 5,08%, parcelado até 2022.

Leia mais: Governo assegura reajuste e põe fim à greve no serviço público

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

O presidente da APP-Sindicato, Hermes Leão, rebate a divulgação do governo e afirma que o fim da greve só pode ser definido em assembleia. “As greves, depois de instaladas, só são encerradas em assembleia de cada categoria. Nós não chegamos nem a receber o documento com as propostas do governo. Somente a partir disso, que cada categoria avalia com suas bases. O direito de greve é assegurado e não é a direção do sindicato ou o patrão que encerra a paralisação”, afirmou.

Leão ainda criticou a comunicação do governo do estado. “Não temos como reconhecer uma posição assim como oficial. Essa gestão da comunicação com os servidores é que causa desgaste. Eles poderiam ter nos chamado e entregado o documento. A lógica está invertida”, disse.

Na nota divulgada, Ratinho Junior reafirmou que o Estado está fazendo um grande esforço para honrar o compromisso de implantação da data-base. “O governador lembra que houve queda do PIB no primeiro trimestre, além de redução de receitas de impostos e de transferências federais neste ano. Somente o IPVA contabiliza inadimplência de R$ 700 milhões”, diz a postagem.

Reposição

Com a formalização da proposta, os professores deverão fazer a reposição de aulas na rede estadual. Segundo o governo, o trabalho deverá ser realizado durante o período de recesso escolar. Caso não haja reposição de horas e aulas, haverá aplicação de faltas, com desconto em folha dos dias parados.

Concursos

A proposta apresentada pelo governador confirma a realização de concursos públicos para seleção de 2.560 policiais militares, 400 policiais civis (50 delegados, 50 papiloscopistas e investigadores), 96 peritos e médicos para a Polícia Científica, 1.269 agentes de cadeia, 400 profissionais da Saúde, 80 para a Agência de Defesa Agropecuária e 988 professores.

Também foram previstos concursos para contratação de servidores para o Quadro Próprio do Poder Executivo (QPPE), que inclui profissionais para a Administração Direta, para o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e para o Teatro Guaíra.

Com informações: BandaB

© Copyright 2023 Grupo Tarobá