Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Pesquisa aponta UEL entre as melhores Universidades do país

01/10/18 às 20:38 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A UEL foi considerada a 24º Universidade brasileira, permanecendo em 2º lugar no estado, atrás somente da Universidade Federal do Paraná (UFPR), segundo o Ranking Universitário Folha (RUF), divulgado nesta segunda-feira (1º) pelo jornal Folha de São Paulo. No ano passado a UEL ficou em 25º lugar. Os cursos melhores classificados foram Design de Moda (4º melhor do país), Medicina Veterinária (9º), Ciências Biológicas e Biomedicina (11º).

Outras graduações que receberam boa pontuação, segundo o RUF, foram Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Educação Física e Odontologia, consideradas entre as 12 melhores do país. Este ano o RUF avaliou 196 universidades públicas e privadas, a partir de cinco indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. No ranking de cursos é possível encontrar a avaliação de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes, de acordo com o último Censo da Educação Superior, como Administração, Direito e Medicina, a partir de dois indicadores: ensino e mercado.

Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF são coletados pela Folha de São Paulo, considerando as bases do Censo da Educação Superior do Inep-MEC, Enade, SciELO, Web of Science, Inpi, Capes, CNPq e fundações estaduais de fomento à pesquisa. Entre os destaques da UEL este ano está o ensino. Este tópico considerou a qualificação docente, professores com dedicação integral e a nota obtida no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, que recebeu nota final 27,19, colocando a Universidade na 19º posição.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

Indicadores - Na opção pesquisa, o RUF considerou o total de publicações, total de citações, citações por artigo, publicações por docente, citações por docente, publicação em revistas nacionais, recursos captados, bolsistas CNPQ e teses. Neste quesito a UEL foi classificada em 29º lugar.

Fonte: UEL

© Copyright 2023 Grupo Tarobá