Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Prefeitura acompanha Plano de Biossegurança para retorno das aulas presenciais

27/07/21 às 19:15 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Com o objetivo de permitir um retorno mais seguro às aulas presenciais na rede municipal de educação, a Prefeitura de Londrina realiza, a partir desta quarta-feira (28), visitas de apoio às unidades escolares. A intenção é acompanhar a implementação do Plano de Biossegurança apresentado por cada escola, já em aplicação ao longo do ano letivo, para prestar suporte e verificar se há ajustes a serem feitos. A organização escolar deve estar em conformidade com os protocolos de funcionamento estabelecidos pelas secretarias municipais de Educação e de Saúde.

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, conduzirá as visitas para a verificação dos espaços, acompanhada do secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada e de representantes de outras secretarias. A programação inicia, a partir das 9h30, na Escola Municipal Pedro Vergara Correa, localizada no bairro Mister Thomas. O endereço é Rua Antonia Martins de Oliveira, 30. Na sequência, serão visitadas as escolas municipais José Garcia Villar, Maria Shirley Barnabé Lyra e Maestro Roberto Pereira Panico.

Segundo Maria Tereza, as vistorias servirão para complementar o acompanhamento já feito regularmente junto às escolas, como forma de verificar se o Plano de Biossegurança será aplicado adequadamente na nova rotina do ensino presencial. “Este documento também prevê a incorporação de conteúdos de educação sanitária e de apoio, além de cursos e atividades com foco, por exemplo, na saúde mental de crianças e familiares, além da oferta de espaços sistematizados de escuta e fala. Também haverá reforço escolar e acompanhamento presencial nas escolas. É importante pensar em todo o contexto de pandemia, nas restrições e dificuldades que muitas famílias possuem, e moldar o suporte escolar para atender às diferentes necessidades, garantindo ensino de qualidade”, destacou.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

O Plano de Biossegurança é um documento que foi elaborado por cada unidade escolar da rede municipal, contendo diretrizes gerais e outras personalizadas, conforme a realidade e estrutura de cada local. Os documentos dos planos foram criados a partir dos grupos formados pelo curso Brigada da Pandemia, que capacitou, de forma preventiva, diretores, coordenadores pedagógicos, professores e representantes de pais e mães, para atuação em situações relacionadas à Covid-19. Cerca de mil pessoas participaram da capacitação.

O documento é dividido em quatro grandes eixos norteadores: Organização de tempos e espaços; Protocolo de manutenção de higiene e saúde; Reorganização pedagógica; e Apoio e extensão às pessoas.

Dentre os diversos itens componentes do Plano de Biossegurança, que já está em prática para atendimentos individualizados, todas as unidades precisarão cumprir o distanciamento obrigatório com marcações delimitadas nas salas de aula, ampliar fornecimento de álcool gel e aferir a temperatura dos alunos durante a entrada.

Em relação à merenda escolar, está sendo aplicado um protocolo que permite o atendimento individual de cada estudante, evitando aglomerações. De acordo com seu funcionamento e características, as unidades puderam estabelecer regras particulares como horários de atendimento, escalonamento para rotas de entrada e saída dos alunos, entre outros aspectos internos, visando garantir o controle e segurança adequados.

O Plano é flexível e suscetível a mudanças, e, por isso, poderá ser permanentemente adaptado, levando em conta a necessidade de um acompanhamento permanente sobre a situação da pandemia de Covid-19, seus riscos e situações adversas para a devida prevenção e enfrentamento.

Para acompanhamento do público em geral, a previsão é que este material esteja disponível no Portal da Prefeitura, na página “Educação em Tempos de Covid-19”, link bit.ly/PMLEducacao.

Retorno às aulas – A partir da próxima segunda-feira, dia 2 de agosto, as aulas presenciais serão retomadas com programação escalonada e híbrida. Nesta data, o retorno valerá, exclusivamente, para alunos do 4° e 5° ano (9 a 11 anos) e da EJA (acima de 15 anos). Este público totaliza cerca de 5 mil pessoas por dia. Os atendimentos nas escolas serão por revezamento, voltados para 50% de cada turma a cada semana. Assim, a outra metade da classe continuará no ensino remoto e, na semana seguinte, poderão ir para a escola.

Antes da retomada presencial, haverá o retorno, já nesta quinta-feira (29), das aulas do segundo semestre no sistema remoto para todos os alunos, bem como o atendimento pedagógico com até seis alunos em cada sala de aula.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá