Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Prefeitura vai construir prédio da nova escola municipal do Eli Vive I

18/04/23 às 17:54 - Escrito por Assessoria de imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

Para proporcionar melhores condições de ensino público à comunidade do assentamento Eli Vive I, na região do distrito de Lerroville, parte sul de Londrina, a Prefeitura irá construir uma nova escola municipal nessa localidade. O processo licitatório foi aberto na última sexta-feira (14), e o teto máximo de contratação das obras é de R$ 8,6 milhões. O prédio da unidade escolar Trabalho Campo e Saber será erguido com recursos próprios do Município e terá capacidade para atender até 445 crianças, segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME).


O projeto prevê a edificação de um prédio moderno, amplo, acessível e confortável, com o objetivo de trazer mais qualidade à educação ofertada na área do Eli Vive I, que fica a cerca de 60km da área urbana central de Londrina. Ao todo, serão seis salas de aula e a estrutura contará com biblioteca, quadra poliesportiva coberta, refeitório, cozinha, sala de informática, salas administrativas, parquinho infantil, pátio, áreas de convivência, projeto de paisagismo, além de sistema de ar-condicionado.


Atualmente, aproximadamente 180 alunos estudam na estrutura escolar existente no assentamento, que foi inaugurada em 2016, sendo formada por salas feitas de madeira e construídas pelos trabalhadores residentes dessa região. Portanto, o novo prédio escolar, viabilizado pela Prefeitura, permitirá acomodar de forma apropriada estudantes, professores, gestores, funcionários e a comunidade escolar em geral. O terreno fica ao lado da escola atual e possui mais de 6.300 m² de área total. A edificação terá mais de 2 mil m² de área construída.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública


No período de execução das obras os alunos seguirão estudando normalmente na unidade escolar existente. A previsão é que a construção comece no segundo semestre de 2023, e o prazo para entrega será de dez meses a partir da assinatura da ordem de serviço. Conforme a SME, a escola deve ser inaugurada e passará a funcionar no segundo semestre de 2024. Antes do lançamento da licitação, os projetos foram desenvolvidos por uma empresa contratada pela Prefeitura.


Para o prefeito Marcelo Belinati, as famílias que moram na região do Eli Vive I contarão com uma nova perspectiva de suporte pedagógico, em uma escola de alta qualidade preparada para atender as necessidades das crianças, jovens e adultos que lá estudam. “Esta construção vem para transformar a realidade de ensino nesse local. Um dos nossos principais compromissos é possibilitar acesso à boa educação, um direito que deve ser devidamente garantido pelo poder público. A nova escola Trabalho Campo e Saber vai abrir as portas em 2024 com todas as melhores condições. Isso motiva a comunidade e traz mais qualidade de vida aos alunos, famílias e equipes de trabalho”, destacou.


A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal, frisou que a escola terá capacidade para atender mais alunos e vai atrair as crianças que moram nessa abrangência da zona rural de Londrina. “Por meio de um projeto muito bem estruturado, o Eli Vive I ganhará uma escola moderna e muito bonita, que impactará positivamente no desenvolvimento educacional dessas crianças, valorizando mais a região. Existe a possibilidade de a escola operar com ensino integral, o que ainda está sendo avaliado”, informou.


Segundo Paschoal, a comunidade do assentamento tem lutado faz muito tempo por essa escola municipal. “Trata-se de uma população bastante ativa e engajada, então a nova unidade educacional é uma conquista muito importante para todos que ali vivem, em uma região que produz muito e gera ótimos resultados na zona rural. O objetivo é chegarmos em até 445 vagas. Ainda não sabemos exatamente como será o atendimento na nova unidade, mas a ideia é ampliar a oferta, com certeza”, contou.


Os representantes das empresas interessadas em participar da licitação da obra poderão apresentar suas propostas até o dia 17 de maio, data para a qual está marcada a abertura dos envelopes, na sede da Prefeitura de Londrina. Todos os detalhes do certame estão disponíveis na página de Licitações do portal www.londrina.pr.gov.br.


De acordo com o secretário municipal de Gestão Pública, Fábio Cavazotti, a Prefeitura vem conseguindo aperfeiçoar seus projetos de engenharia voltados à construção de escolas. “Está sendo possível elaborar projetos com padrão de alto nível e avançados do ponto de vista do apoio pedagógico e qualidade de ensino. Um ótimo exemplo recente foi a escola municipal do San Izidro, na zona leste, entregue pelo prefeito Marcelo agora em março deste ano, e que foi concluída alcançando um resultado extraordinário. A escola no Eli Vive terá grande importância para aquela região, onde centenas de famílias vivem”, afirmou.


Cavazotti ainda informou que o programa Compra londrina vai divulgar amplamente o edital de licitação junto às entidades da construção civil de Londrina, buscando atrair o maior número de empresas locais para participar da concorrência pública. “A intenção é intensificar este trabalho de divulgação e orientação, a fim de garantir a contratação de uma boa empresa que venha a entregar a construção a contento. Esperamos que as empreiteiras da região se interessem e possam concorrer”, comentou.


Escola do Eli Vive I 


A unidade escolar do assentamento atende hoje quase 174 alunos, entre turmas da Educação Infantil e Ensino Fundamental – P4 ao 5º ano – e Educação de Jovens e Adultos (EJA). As atividades são realizadas nos períodos da manhã, tarde e noite. Atualmente, o quadro funcional da escola conta com dez professores, além de servidores terceirizados de cozinha e limpeza. Os alunos são transportados por ônibus escolares, que são buscados e levados para a escola diariamente.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá