Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Projeto viabiliza reduzir gravidez na adolescência

17/07/19 às 09:01 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Representantes das secretarias de Educação, Dejair Márcio, da Saúde, Monica Grando Grutzmacher, e do Núcleo Regional de Educação, Adriana Furlanetto, estiveram reunidos hoje (16) na Prefeitura de Cascavel com Cintia Cruz, analista técnica do Fundo de População da ONU (Organização das Nações Unidas) e Georgia Silva, também assessora técnica da ONU para discutir questões relacionadas à gravidez na adolescência.

De acordo com as técnicas da ONU, ainda não há um levantamento fechado sobre os números em Cascavel e região. "Estamos fazendo este levantamento para saber qual é a realidade de cada município para traçarmos metas de trabalho a serem desenvolvidas junto a este público cuja faixa etária gira de 10 a 19 anos", esclareceu Cintia cruz. A ideia é desenvolver ações de orientação junto às comunidades usando as estruturas já existentes em cada Município e capacitar os servidores na abordagem e orientação as adolescentes.

Para o secretário de Saúde, Thiago Stefanello, "a capacitação de pessoas é fundamental para que os resultados sejam positivos em favor da vida destes adolescentes; o município já tem bons resultados na diminuição da mortalidade materno infantil. Esse trabalho em conjunto com a ONU, traz maior capacitação, maior experiência para os profissionais. Estamos preparando e tentando criar para o ano de 2020, no primeiro quadrimestre , os três centro materno infantis do Município de Cascavel com atuação de médicos ginecologistas, pediatras, ambulatórios de alto risco e tudo vem se encaixando com o direcionamento que estamos traçando para o próximo ano".

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

Projeto para o Oeste

A parceria entre a Itaipu Binacional e o UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas) tem como objetivo trabalhar os 51 municípios do Oeste do Paraná que assinaram o termo de adesão ao projeto, trazendo uma experiência positiva para a Tríplice Fronteira ao realizar ações para a prevenção e redução da gravidez não intencional na adolescência.

Iniciado em 2018, o projeto vem sendo desenvolvido a partir de análise de dados serviços e estratégias de comunicação que permitam desenvolver ações voltadas para a educação permanente de profissionais de saúde e educação que trabalham com adolescentes e jovens.

O projeto conta com ações em quatro frentes: saúde, educação, gestão do conhecimento e comunicação. As ações também tem foco no desenvolvimento socioeconômico, criando e ampliando oportunidades para que adolescentes e jovens ajudem na construção de serviços acolhedores de saúde e também tenham garantidos condições de ampliar sujas habilidades para a vida e competências socioemocionais.

Expectativa

Entre os resultados esperados com o projeto, a expectativa é desenvolver a metodologia nos 51 municípios do Oeste do Paraná que aderiram ao projeto, capacitar 85% ou mais de profissionais indicados das áreas da saúde e educação e assistência social e judiciária, para oferecer serviços de qualidade, fortalecidos na atenção a adolescentes, certificar Municípios com o selo para o reconhecimento de serviços adequados para adolescentes de acordo com as diretrizes da ONU e do Fundo de população das Nações Unidas.


Portal do Cidadão

© Copyright 2023 Grupo Tarobá