Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Reviravolta: Justiça autoriza Prefeitura a manter escolas fechadas em Londrina

09/02/21 às 13:36 - Escrito por Murilo Pajolla
siga o Tarobá News no Google News!

A Justiça autorizou a Prefeitura de Londrina a manter escolas públicas e particulares fechadas, conforme prevê um decreto municipal de suspensão das atividades presenciais da educação até 28 de fevereiro. A medida é válida para o ensino infantil, fundamental e médio. 

A pedido do Ministério Público (MP-PR), o decreto havia sido anulado no último sábado (6) por uma decisão da juíza da Vara da Infância e da Juventude de Londrina, Isabele Papafanurakis Ferreira Noronha, que autorizou retorno imediato das aulas presenciais. A determinação foi contestada judicialmente pelo Município e levada à instância superior. 

No último capítulo da disputa judicial, a reviravolta. O desembargador Fabian Schweitzer do Tribunal de Justiça (TJ-PR) acatou nesta segunda-feira (8) o recurso da Prefeitura e devolveu ao prefeito Marcelo Belinati (PP) o comando sobre a abertura das escolas e creches. 

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

"Cabe exclusivamente à Administração Pública, no cumprimento da discricionariedade que lhe é dever legal de gestão da coisa e interesse público, dispor sobre as questões da administração pública, na medida em que é munida de todos os dados e força de trabalho especializado para enfrentar a terrível crise sanitária que assola a sociedade", escreveu o desembargador em um trecho da decisão. 

O documento ainda ressalta a piora dos números da pandemia na cidade. "Outro dado que demonstra o estado crítico do município, sobre a ocupação de leitos, apresenta o gravíssimo número da taxa de ocupação de 100% da enfermaria direcionada para o enfrentamento do COVID SUS, e, a taxa de ocupação da UTI COVID para adulto atingiu a elevadíssima soma de 84%, demonstrando, assim, que no presente momento o Estado não está conseguindo fornecer ao cidadão o atendimento necessário para a doença". 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá