Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

UEL propõe reinício de atividades de forma não presencial

06/06/20 às 17:28 - Escrito por Da Redação
siga o Tarobá News no Google News!

A Câmara de Graduação da UEL aprovou e vai encaminhar para votação por parte do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) uma Minuta de Resolução propondo a retomada do Calendário Acadêmico da Graduação para o próximo dia 29 de junho. A retomada das atividades se dará de forma não presencial, a partir de um plano de oferta dos componentes curriculares utilizando meios e tecnologias digitais ou de outra forma que não exija que professores e estudantes estejam no mesmo espaço físico. 

Pela proposta apresentada, a organização e o acompanhamento da flexibilização do currículo será de responsabilidade do Colegiado, dos Departamentos e Centros de Estudos e irá compor um Plano Especial de Matriz Curricular que deverá ser aprovado pelo Colegiado de Curso e Conselho de Centro, e divulgado aos estudantes e docentes. Serão realizadas adequações aos programas das disciplinas. O calendário sinaliza que as duas primeiras semanas serão de preparação e acolhida dos estudantes para serem utilizadas a critério dos colegiados de cursos. A proposta segue agora para análise e aprovação por parte do CEPE, que deve se reunir nas próximas semanas.

As atividades não presenciais serão desenvolvidas em uma primeira fase até que as condições sanitárias permitam a retomada de atividades presenciais. Se a proposta for aprovada, o ano letivo de 2020 será finalizado em 28 de junho de 2021, com previsão de extensão dos dias letivos para 276 e não somente 200 como ocorre com os calendários normais. Para a Pró-reitora de Graduação, professora Marta Favaro, o aumento de dias letivos possibilitará que os Centros de Estudos, Departamentos e Colegiados de curso organizem cronograma considerando as necessidades dos estudantes e professores, com foco na excelência pedagógica, tendo como princípios a qualidade do ensino, a inclusão dos estudantes e as questões sanitárias. 

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

Nas últimas semanas os membros da Câmara de Graduação realizaram várias reuniões virtuais para discutir as possibilidades de retomada das atividades, considerando as condições impostas pela pandemia e o impacto esperado para os próximos meses. A discussão teve início ainda em maio, em reunião conjunta, do Conselho de Administração e do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão que formalizaram três comissões para analisar as possibilidades de retomada do calendário. Os grupos de trabalhos analisaram as questões relacionadas à saúde, o trabalho administrativo e as especificidades acadêmicas.

De acordo com o reitor da UEL, Sérgio Carlos de Carvalho, a proposta apresentada pela Câmara de Graduação representa o esforço da Universidade Estadual de Londrina e de sua comunidade para envolver todos os estudantes de graduação no processo formativo. "Nós precisamos analisar com essa juventude o momento que vivemos, e encontrar respostas para os problemas atuais. Uma universidade pulsante e viva pode encontrar as respostas necessárias. Precisamos discutir criticamente o momento e os desafios que essa geração tem para enfrentar", afirmou o reitor.

Confira o Resumo do Calendário proposto.

Com Agência UEL

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá