Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Universidade realiza pesquisa inédita com cobras exóticas em Londrina

21/07/22 às 10:54 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Hospital Veterinário da UniFil está analisando diversas características de saúde e comportamento de 28 cobras exóticas Piton Ball apreendidas por tráfico de animais e encaminhadas para tratamento. Com a coleta de sangue e outros materiais, a equipe clínica e estagiários de Medicina Veterinária pretendem definir um padrão relacionado à espécie.


“Temos uma quantidade considerável de exemplares e, como são filhotes de idade homogênea na faixa de seis meses, é possível fazer uma avaliação uniforme. Estamos produzindo informações a partir de hemogramas e demais testes sanguíneos, alimentação e outros exames para padronizar dados. Avaliamos aspectos ligados a infecções, por exemplo. Com os resultados, conseguiremos referências que podem subsidiar novas pesquisas e procedimentos”, diz a médica veterinária Mariana Cosenza, coordenadora do HV.


A Piton Ball é uma espécie exótica originária de outros países que chama atenção pela coloração variada e temperamento dócil.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública


A Polícia Ambiental apreendeu cerca de 40 unidades em Umuarama e enviou 28 para o HV da UniFil, que é único na região de Londrina credenciado pelo Instituto Água e Terra (IAT) como Centro de Apoio à Fauna Silvestre (CAFS). As demais foram para Guarapuava, que também sedia uma unidade.


“As cobras chegaram há aproximadamente dois meses e desde então são examinadas regularmente. Após o período de adaptação, a equipe passou a coletar e sistematizar informações para padronização de condições de saúde e de comportamento normais à espécie. A pesquisa pode embasar publicação e investigação científica mais aprofundada sobre a Piton Ball”, relata a professora.


Por serem exóticas, as cobras não poderão ser soltas na natureza porque podem atrapalhar o equilíbrio ambiental e da fauna. Devem ser encaminhadas para algum local indicado pelo IAT.



Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá