Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Financeiras estão sendo alvo de fiscalização do Procon

16/10/19 às 08:30 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Instituições financeiras de empréstimos e de créditos pessoais estão sendo alvos de fiscalização. De acordo com o coordenador do órgão em Guarapuava, Paulo Lima, a ação que começou ontem (15), teve origem no crescente número de reclamações. Conforme o coordenador, os consumidores se queixam das taxas cobradas, da venda casada e superendividamento. “O refinanciamento de empréstimos sem o consentimento dos consumidores, as cobranças abusivas e indevidas foram alguns pontos reclamados pelos consumidores”. Contudo, a iniciativa foi motivada pelo Procon/Paraná e aderida pela maioria das coordenadorias estaduais. Assim, durante a visita dos fiscais está sendo preenchido ‘in loco’, um relatório que contempla 14 itens. Caso estes não estejam sendo cumpridos, o estabelecimento poderá ser lacrado, até que regularize a situação pendente. 

Conforme Paulo Lima, outros itens estão sendo exigidos, como a certificação dos funcionários, a disponibilização do Código de Defesa do Consumidor (CDC). E ainda o número do telefone do Procon que deve estar com fácil visualização para os consumidores. 

Além disso, o Procon de Guarapuava elaborou um ‘flyer’ sobre superendividamento. Esse material está sendo distribuído à população. “O objetivo é conscientizar sobre a organização financeira, estabelecendo uma tabela que o consumidor poderá relacionar todos os seus rendimentos e suas despesas mensais”. Assim, um teste com sete questões orienta o consumidor a reorganizar o seu comportamento. 

Leia mais:

Imagem de destaque
AVALIAÇÃO

Pesquisa Quaest mostra Ratinho Jr com 79% de aprovação

Imagem de destaque

PCPR incinera 1,2 tonelada de drogas em Guaíra

Imagem de destaque
SATISFAÇÃO

Litoral do Paraná atendeu expectativas de mais de 90% dos turistas, mostra pesquisa

Imagem de destaque
COMBATE

Sanepar realiza mutirão contra a dengue em 30 cidades neste sábado

SERVIÇO 

O Procon de Guarapuava orienta os consumidores para que procurem o órgão em casos de dúvidas antes do firmamento de contratos de empréstimos. Além disso, denunciem em casos de descontos em folhas de pagamentos não reconhecidos ou valores cobrados acima do contratado.

Colaboração e imagem: Portal RSN



© Copyright 2023 Grupo Tarobá