Comportamento

Sem saber como limpar os vidros depois da obra? Confira três dicas


13/04/21 às 07:32 - Escrito por Redação Tarobá News

Reformas e obras residenciais são bastante cansativas e quando chegam ao fim, vem a fase da limpeza dos muitos respingos e resíduos de tintas e cimento, que costumam acontecer. É nesse momento que precisamos decidir: colocar a mão na massa ou contratar uma empresa especializada para fazer toda limpeza pós-obra. Caso a escolha seja fazer o serviço por conta própria, é preciso tomar alguns cuidados, evitando danificar ou quebrar os vidros. Para ajudar nesta tarefa, Renato Ticoulat, presidente da Limpeza com Zelo, especializada em residências e comércios, preparou algumas dicas. Veja abaixo:

Cuidados prévios com vidros 

“Antes mesmo de iniciar a reforma, ou obra, é importante protegê-los contra a sujeira, a tinta da pintura e outros materiais usados na construção que podem acabar respingando e que são difíceis de remover”, explica Ticoulat. Além disso, o executivo lembra da importância de proteger móveis, como as mesas com tampos de vidro, com lonas e até mesmo jornal. É uma solução bem simples e eficaz para mantê-los livres de danos durante a obra.

 Como remover cimento 

Pode acontecer, mesmo com a proteção, que respingos de tinta ou cimento caiam nos vidros. “É possível reverter a situação usando uma espátula de aço para raspar os resíduos, mas deve-se ter cuidado para não riscar o material”, comenta o executivo que explica que usar esponja de aço e água pode não resolver o problema na hora de remover os resquícios. “Para isso, pode-se usar vinagre ou limão combinados com água bem quente e esperar alguns minutos para que a combinação amoleça o cimento. Feito isso, é hora de usar uma esponja macia e um pouco de detergente neutro para finalizar”. 

 Como retirar tinta respingada após a obra

Para remover pequenas manchas de tintas, Ticoulat sugere utilizar solventes químicos, principalmente em vidros texturizados. “O álcool isopropílico é a melhor opção para tintas de acrílico, enquanto os solventes de acetona removem esmaltes. Também é possível utilizar removedores específicos de tinta ou diluentes, produtos facilmente encontrados em lojas de materiais de construção”, finaliza o executivo.

Essas dicas são válidas para vidros comuns e temperados. Para os laminados, refletivos ou espelhos, o ideal é cobrir antes da obra para evitar acidentes ou usar apenas água com sabão neutro.