Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Ação acelera benefício de auxílio-doença no INSS

06/01/21 às 11:54 - Escrito por Gabriel Antunes
siga o Tarobá News no Google News!

Se você já ficou afastado do seu trabalho por motivo de doença ou acidente sabe o quanto é difícil obter o benefício de auxílio-doença no INSS.

O auxílio-doença é um benefício por incapacidade devido ao segurado do INSS que comprove estar incapaz para o trabalho em decorrência de doença ou acidente. A partir do momento em que você sofre o acidente ou fica doente, é necessário fazer um pedido do benefício ao INSS e é neste momento que começam as dificuldades: 

- o órgão púbico agenda uma perícia médica; 

Leia mais:

Imagem de destaque

Aos 16 anos de idade, nome e gênero alterados na Certidão de Nascimento

Imagem de destaque

O autor do processo morreu? Como fica o direito do falecido?

Imagem de destaque

O INSS cortou seu benefício? Será que pode?

Imagem de destaque

A polícia não pode entrar em sua casa!

- na perícia você é examinada por médicos que nem sempre são da área de seu problema de saúde e pode acontecer de seu pedido ser equivocadamente indeferido; 

- se for indeferido, você pode recorrer, mas poucas pessoas fazem isso.

Demora atrapalha vida dos cidadãos

A questão mais difícil aqui é: a perícia e todo esse procedimento administrativo pode demorar semanas ou meses para terminar e neste tempo você estará sem renda.

Acontece que existe uma Ação Civil Pública contra o INSS que definiu a obrigatoriedade da perícia ser realizada em até 45 dias. Se isso não acontecer, o INSS deve lhe pagar o valor do benefício, até que a perícia seja devidamente realizada.

Ocorre que muitas pessoas não sabem desse direito e passam por muitas dificuldades para conseguir aquilo que deveria ser um direito, uma garantia.

Portanto, se a via administrativa do INSS não conceder o direito ao benefício, será necessário entrar com ação judicial.

A famosa "liminar"

Se o INSS descumpre a decisão judicial, então o Judiciário deve garantir o pagamento do benefício até que a perícia ocorra. Isso porque, a Ação Civil Pública (ACP) teve seu julgamento favorável ao trabalhador.

A Ação Civil Pública - ACP

A ACP é uma ação que busca garantir a proteção dos direitos coletivos, como a Previdência Social. Essas ações, quando julgadas, são formas de o cidadão acessar mais rapidamente o que já lhe é garantido na lei e vêm sendo descumprido pelos órgãos públicos.


Envie agora mesmo uma mensagem ao meu WhatsApp com sugestões de temas que você deseja ter como notícia.

WhatsApp 43 9. 9991-2100.


Confira outras publicações:

- O que pode substituir o Auxílio Emergencial

- A Vacinação não é obrigatória!

- Justiça manda Município devolver valor indevido do IPTU Progressivo

- Aborto na Argentina... e no Brasil, pode?



© Copyright 2023 Grupo Tarobá