Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Duelo paranaense na segunda fase da Série D

18/07/22 às 12:19 - Escrito por Luciano Neves

"Mata-mata é outro campeonato". A frase é bastante usada no universo do futebol quando uma equipe conclui a campanha numa etapa da competição e segue para os jogos eliminatórios. Ou seja, o Cascavel terá "outro campeonato" a partir do próximo fim de semana. Agora, é só mata-mata pela frente e seis jogos separam a Serpente Aurinegra do tão desejado acesso. O time de Tcheco terá que passar por três fases para chegar nas semifinais da Série D do Campeonato Brasileiro e ser um dos quatro times que sobem de divisão. O primeiro desafio é fazer história. Nas duas participações anteriores na Série D, o Cascavel caiu justamente na segunda fase, ou seja, no primeiro confronto de mata-mata. Em 2020 foi elininado pelo Novorizontino, hoje na Série B. E no ano passado, caiu no confronto paranaense contra o Cianorte.


Como ocorreu em 2021, o Cascavel terá  novamente um duelo estadual contra o Paraná Clube na segunda fase. O confronto se confirmou no sábado, já que o Cascavel derrotou o Próspera de Santa Catarina por 2 a 1, de virada, fora de casa, e subiu uma posição na tabela do Grupo A8. A possibilidade de um confronto contra o Paraná era grande, já que o time da Capital estava classificado em segundo lugar no Grupo A7.


Para fugir do São Bernardo, líder dessa chave, o Cascavel precisava da vitória a qualquer custo. Ela veio com gols de Libano e Itallo. Antes disso, Jean Felipe marcou para o Próspera. Com o resultado, o time de Tcheco passou o Azuriz na tabela e ficou com o terceiro lugar no Grupo A8 com 25 pontos. Em 14 jogos, foram sete vitórias, quatro empates e três derrotas, um aproveitamento de 59%. Essa campanha foi melhor do que o desempenho de 2020, quando o Cascavel foi o quarto colocado com 24 pontos. Mas ficou abaixo da campanha do ano passado, quando o time de Tcheco somou 27 pontos e ficou na segunda posição. Na Série D, o ataque cascavelense fez 16 gols e teve a melhor defesa do Grupo A8 com apenas dez gols sofridos. Na última rodada, o Caxias garantiu a liderança da chave com a vitória por 1 a 0 sobre o Azuriz. E o Aimoré ficou com o segundo lugar. Fez 3 a 2 no Marcílio Dias de virada. Os quatro classificados do Grupo A8 cruzaram com os quatro classificados do Grupo A7. Com isso, o Cascavel, terceiro, pegou o Paraná Clube, que foi segundo colocado. O Azuriz, que fechou essa fase em quarto lugar com 24 pontos, vai ter pela frente o São Bernardo, líder da outra chave com 27 pontos. O Caxias vai enfrentar o Oeste e o Aimoré terá pela frente a Portuguesa-RJ. 


O jogo de ida do duelo paranaense do Cascavel contra o Paraná Clube deve ser confirmado para o próximo sábado (23), às 15h30, no Estádio Olímpio Regional. A volta será no fim de semana seguinte, em Curitiba. "Conseguimos uma vitória importante que nos colocou na terceira posição. Agora, vamos voltar a nossa cabeça para o primeiro mata-mata, um jogo contra o Paraná Clube, um clássico estadual, assim como foi no ano passado contra o Cianorte. Esperamos fazer primeiro um bom jogo em casa. Vamos pensar passo a passo, desmembrar o melhor time para colocar em campo. Mas desde já convocamos o nosso torcedor. Tenho certeza que a Vila Capanema vai estar lotada no jogo de volta, então, por isso, queremos convocar todos os torcedores que possam nos ajudar no jogo de sábado", disse.

Fórmula

Com a fim da primeira fase, a Série D entra no formato de mata-mata. Os 32 times que avançaram para a segunda fase formaram 16 confrontos. A tabela da quarta divisão tem um direcionamento. Se o Cascavel passar pelo Paraná Clube enfrenta o vencedor do confronto entre Pouso Alegre, líder do Grupo A6, contra o Operário de Várzea Grande (MT), que se classificou em quarto lugar no Grupo A5. Depois de duas fases de mata-mata, restarão oito times e os confrontos das quartas de final serão formados com base nas campanhas das equipes classificadas. O primeiro colocado na classificação geral, contando com os dois mata-matas anteriores, encara o oitavo. O segundo terá pela frente o sétimo. O terceiro pega o sexto e o quarto colocado mede forças com o quinto colocado. No mata-mata, em caso de dois empates ou uma vitória para cada lado pelo mesmo saldo de gols, a decisão da vaga será nos pênaltis.

Série D - Todos os confrontos da segunda fase

Amazonas x Juventude Samas

Lagarto x Souza

Tocantinópolis x São Raimundo-AM

Retrô x Santa Cruz

Moto Club x São Raimundo-RR

América-RN x Jacuipense

Rio Branco-AC x Pacajus

ASA x Afogados

Brasiliense x Nova Venécia

Aimoré x Portuguesa-RJ

Bahia de Feira x Costa Rica-MS

Pouso Alegre x Operário VG

São Bernardo x Azuriz

Anápolis x Real Noroeste

Caxias x Oeste

Paraná Clube x Cascavel

© Copyright 2022 Grupo Tarobá