Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Bactéria Legionella é causa de surto de pneumonia na Argentina; OMS monitora

04/09/22 às 16:53 - Escrito por Band

A bactéria Legionella foi identificada como a causa de um surto de pneumonia bilateral na Argentina. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde do país. 


A OMS e a Organização Pan-Americana da Saúde estão investigando o surto e auxiliando as autoridades locais de saúde nas investigações.


O surto já teria provocado quatro mortes. Outras onze infecções estão sendo monitoradas. Os sintomas incluem febre, dores musculares e abdominais, diarreia e falta de ar. 


Especialistas de saúde estão analisando a água e os aparelhos de ar-condicionado relacionados aos infectados para identificar uma possível contaminação ou envenenamento.


Primeiros casos


Os casos começaram a aparecer entre os dias 18 e 20 de agosto e se mostram como infecções que atingem dos dois lados do pulmão. Testes realizados anteriormente descartaram Covid, influenza e gripe. 


Os relatos estão relacionados com uma clínica médica particular na cidade de San Miguel de Tucumán. Os primeiros doentes diagnosticados foram profissionais de saúde do centro médico.


Das mortes já confirmadas, a mais recente é de uma mulher de 70 anos e que estava internada para operar a vesícula. Ela realizou três operações em um curto espaço de tempo, antes de ser acometida pela doença.


Existe a suspeita que ela seja a paciente zero, mas as investigações epidemiológicas continuam. É preciso saber se a senhora teve contato com as outras vítimas, que trabalham na clínica.



© Copyright 2022 Grupo Tarobá