Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos nesta quinta-feira

08/09/22 às 15:11 - Escrito por Band
siga o Tarobá News no Google News!

Morreu, nesta quinta-feira (8), a rainha Elizabeth II, aos 96 anos. A informação foi confirmada pelo Palácio de Buckingham, casa oficial da monarca, que passou os últimos dias na Escócia, no Palácio de Balmoral. Com a morte da monarca, o príncipe de Gales, Charles, de 73 anos, filho mais velho dela, imediatamente, assume a Coroa britânica e recebe o título de rei Charles X.


A causa da morte ainda não foi informada, mas a imprensa britânica já alertava sobre problemas de saúde.


Segundo as redes oficiais da família real, a rainha morreu “pacificamente” em Balmoral nesta tarde. O comunicado informa que o rei Charles permanecem no palácio escocês esta noite. O retorno a Londres será amanhã.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian


“A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã", pontuou a família real.

Médicos estavam preocupados


Nesta manhã, Palácio de Buckingham informou que os médicos da rainha estavam preocupados e que recomendaram supervisão médica à majestade. O texto ainda diz que ela estava confortável na Escócia.


“Após uma avaliação mais aprofundada nesta manhã, os médicos da rainha estão preocupados com a saúde de Sua Majestade e recomendaram que ela permaneça sob supervisão médica. A Rainha continua confortável e em Balmoral”, dizia o comunicado de Buckingham.


Elizabeth II deixa quatro filhos, Charles, Anne, Andrew e Edward, oito netos e onze bisnetos.


Reinado mais longo da monarquia britânica


A princesa Elizabeth ascendeu ao trono aos 25 anos, no dia 6 de fevereiro de 1952, data em que pai, o rei George VI, faleceu. Imediatamente, ela virou a rainha Elizabeth II e assumiu todas as responsabilidades do título.


A coroação de Elizabeth II aconteceu no dia 2 de junho de 1953, em uma cerimônia solene na Abadia de Westminster. Ela fez o reinado mais longo da monarquia britânica. A líder da família real esteve no comando da Coroa por 70 anos.


Linha de sucessão


Com o falecimento da rainha, Charles, 73, filho mais velho de Elizabeth II e do príncipe Philip, deixa o título de príncipe de Gales e passa a ser rei Charles X. Ele herda todas as funções da mãe no Reino Unido e de mais 15 países da Commonwealth.


O primogênito da rainha ascende ao trono ao lado da segunda esposa dele, a duquesa Camilla Shand, de Cornualha, de 75 anos.


O príncipe William, de 40 anos, filho mais velho do rei Charles X com a princesa Diana, morta em 1997, torna-se, a partir de agora, o primeiro na linha de sucessão da Coroa.


O príncipe George, filho de William e Kate Middleton, de apenas nove anos, é o segundo na fila.


O príncipe Harry, que completa 38 anos no próximo dia 15, caçula de Charles X e Lady Di, está em quinto lugar na ordem para assumir o trono. Confira a lista:


Príncipe William;

Príncipe George;

Princesa Charlotte, de sete anos, filha de William e Kate Middleton;

Príncipe Louis, de quatro anos, filho de William e Kate Middleton;

Príncipe Harry;

Archie, de três anos, filho de Harry e Meghan Markle;

Lilibet, de um ano, filha de Harry e Meghan Markle.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá