Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Coreia do Sul pede que Japão elimine controle a exportações de alta tecnologia

15/07/19 às 08:20 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Em seus mais fortes comentários sobre a crescente disputa comercial com o Japão, o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, pediu que os japoneses eliminem o recém-imposto controle sobre as exportações de alta tecnologia para os sul-coreanos. Moon acusou o Japão de abusar de sua influência no comércio para punir a Coreia do Sul por causa de uma disputa histórica entre os dois países. Os sul-coreanos veem as restrições ao comércio como uma retaliação às decisões de um tribunal que, no início do ano, ordenou às empresas japonesas que compensassem vítimas sul-coreanas por trabalho forçado durante a Segunda Guerra Mundial.

Moon afirmou que o fortalecimento dos controles de exportação de fotorresistores e outros materiais sensíveis, principalmente para a fabricação de semicondutores e telas de exibição, pode prejudicar a economia sul-coreana. Seu governo planeja apresentar uma queixa à Organização Mundial do Comércio (OMC) e levantar a questão no conselho geral da OMX, em Genebra. Funcionários de comércio dos dois países não conseguiram resolver a disputa em uma reunião em Tóquio na sexta-feira.

O presidente da Coreia do Sul também disse que usará a disputa como uma oportunidade para reduzir sua dependência do Japão, fortalecendo a indústria de tecnologia e diversificando as fontes de importação. "As restrições à exportação do Japão romperam o quadro de cooperação econômica entre a Coreia do Sul e o Japão, que durou meio século com base na dependência mútua", disse Moon em uma reunião com assessores no palácio presidencial em Seul.

Leia mais:

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Jair Bolsonaro ONU
MUNDO

Brasil tem “economia em plena recuperação”, diz Jair Bolsonaro na ONU

"A credibilidade quebrada da cooperação com o Japão na indústria manufatureira inspirará nossas empresas a se libertarem de sua dependência de materiais, componentes e equipamentos japoneses e trabalharão para diversificar as fontes de importação ou localizar as tecnologias. Eu aviso que, eventualmente, a economia japonesa será mais danificada", disse Moon horas depois de pequenos empresários se reunirem em Seul e pedirem boicote aos bens de consumo do Japão. Fonte: Associated Press.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá