Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Em julgamento por possível corrupção, Netanyahu acusa sistema de justiça por conspiração

24/05/20 às 10:25 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O julgamento do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, por possíveis práticas de corrupção iniciou neste domingo em um tribunal de Jerusalém. As acusações dos promotores públicos contra o primeiro ministro são de aceitação de suborno, fraude e quebra de confiança. Se as acusações forem confirmadas, o primeiro-ministro pode pegar até 10 anos de prisão se for condenado por suborno - a acusação mais grave. É a primeira vez que um primeiro-ministro em exercício é julgado.

Em seu discurso, na abertura do julgamento, Netanyahu acusou o sistema de justiça nacional por conspiração por meio de policiais, imprensa e promotores a fim de sua deposição. "O objetivo é depor um primeiro ministro forte de direita e, assim, remover o campo nacionalista da liderança do país por muitos anos", disse. Ele afirmou que é vítima de uma conspiração através de um caso adaptado por promotores e policias e disse que as provas do processo foram "contaminadas" e "exageradas". Ele foi obrigado a comparecer no julgamento, depois que o pedido de que fosse representado por sua defesa foi negado.

Netanyahu é acusado de aceitar presentes luxuosos e de oferecer favores a poderosos magnatas da mídia em troca de uma cobertura favorável sobre ele e sua família. O líder israelense nega as acusações. Ele pediu à Justiça que os processos sejam transmitidos ao vivo pela rede de televisão para garantir "total transparência". "Enquanto a mídia continua lidando com bobagens, com essas falsos e superados casos, continuarei liderando o estado de Israel e lidando com questões que realmente importam como ressuscitar a economia e continuar salvando as vidas de milhares de israelenses antes da possibilidade de uma segunda onda do novo coronavírus", afirmou.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

A defesa de Netanyahu afirmou que vai precisar de dois a três meses para responder às acuações e que precisariam de fundos adicionais para adicionar à equipe jurídica. Netanyahu também pode chegar a um acordo judicial a qualquer momento durante todo o processo até que haja um veredicto.

Antes da audiência deste domingo, foram registrados protestos em frente ao tribunal e à residência oficial do primeiro-ministro. Apoiadores de Netanyahu gritavam "Bibi é o rei de Israel" e levantavam cartazes denunciando o procurador-geral que apresentou as acusações contra o primeiro-ministro, enquanto outras centenas de manifestantes o chamavam de "ministro do crime".

O julgamento de Netanyahu deveria ter começado em março, mas foi adiado porque seu ministro da Justiça emitiu restrições aos tribunais em meio à pandemia do novo coronavírus. O julgamento ocorre após três anos de investigações policiais. O julgamento deve durar anos, com as etapas processuais iniciais devendo se estender por meses. Fonte: Dow Jones Newswires e Associated Press

© Copyright 2023 Grupo Tarobá