Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Ex-advogado de Trump manipulou pesquisas

18/01/19 às 08:05 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Michael Cohen, ex-advogado do presidente dos EUA, Donald Trump, admitiu nesta quinta-feira, 17, que pagou para manipular pesquisas online e beneficiar seu cliente e candidato à Casa Branca. Cohen confirmou a informação publicada pelo Wall Street Journal de que o pagamento de US$ 12 mil foi feito a John Gauger, diretor da RedFinch Solutions, uma empresa de tecnologia, para que ele inflasse os votos de Trump em sondagens da emissora CNBC e do site Drudge Report, popular entre os conservadores.

A ideia era que a empresa criasse uma rotina de computador para votar repetidamente em Trump nas duas pesquisas. As tentativas de distorcer o resultado, porém , não deram certo - Trump ficou mal colocado nas duas. A manobra, contudo, revela as táticas da campanha de Trump e qual foi o papel de Cohen. Durante a campanha, Trump fez referência frequente a seu desempenho em pesquisas para impulsionar sua candidatura.

"O que eu fiz foi sob comando e em único benefício de Donald Trump. Eu realmente me arrependi de minha lealdade cega a um homem que não merece isso", tuitou o ex-advogado do presidente americano.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Braço direito

Cohen, que à época era braço direito do magnata nas Organizações Trump, em Nova York, confessou, no ano passado, ser culpado de violar leis de financiamento de campanha. Ele envolveu Trump no crime e disse que o então candidato ordenou o pagamento para silenciar duas mulheres que teriam tido casos extra conjugais com ele: a atriz pornô Stormy Daniels e a modelo Karen McDougal. Pela lei americana, o pagamento feito tão perto da votação deveria constar como dinheiro de campanha, mas o dinheiro nunca foi declarado.

O ex-advogado de Trump, de 52 anos, foi condenado a 3 anos de prisão por ter feito os pagamentos e também por mentir ao Congresso sobre o projeto de uma Trump Tower na Rússia. No entanto, sua prisão foi adiada enquanto ele continuar a colaboração com a Justiça americana, como a da suspeita de conluio entre a campanha de Trump e a Rússia. (Com agências internacionais).

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá