Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Giovinazzi será parceiro de Raikkonen na Sauber na próxima temporada da Fórmula 1

25/09/18 às 11:50 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

A Sauber anunciou oficialmente nesta terça-feira que o italiano Antonio Giovinazzi será o parceiro de equipe do finlandês Kimi Raikkonen na próxima temporada da Fórmula 1. O piloto de 24 anos foi confirmado como substituto do monegasco Charles Leclerc, recém-contratado pela Ferrari para formar dupla titular com o alemão Sebastian Vettel.

Atual piloto reserva da tradicional escuderia italiana, Giovinazzi viu se abrir um caminho para a sua ida à Sauber depois que Raikkonen, veterano campeão do mundo de 2007, acertou o seu retorno justamente para o time suíço, no qual iniciou a sua carreira na F-1 em 2001.

Leclerc, de apenas 20 anos, disputa a sua primeira e última temporada como titular da Sauber, que se tornou uma espécie de equipe satélite da Ferrari nos últimos anos. Formado pela academia de pilotos do time de Maranello, o monegasco vive a sua temporada de estreia na categoria máxima do automobilismo e assim vai percorrer caminho inverso ao de Raikkonen, que completará 39 anos no próximo mês.

Leia mais:

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Jair Bolsonaro ONU
MUNDO

Brasil tem “economia em plena recuperação”, diz Jair Bolsonaro na ONU

Escolhido como substituto de Leclerc, Giovinazzi já havia participado de treinos de pré-temporada pela Sauber em 2017, ano em que chegou a disputar duas corridas pelo time suíço como substituto do lesionado Pascal Wehrlein. O piloto estreou na categoria no GP da Austrália, terminando em 12º lugar, e em seguida participou do GP da China, que ele abandonou antes do fim da prova.

Além de confirmar Giovinazzi como titular para o campeonato de 2019, a Sauber informou que o sueco Marcus Ericsson continuará exercendo o papel de piloto reserva na próxima temporada. E, ao comentar a contratação do italiano, o chefe da equipe suíça baseada em Hinwil, Frederic Vasseur, afirmou que o jovem "provou ter um grande potencial" quando guiou pela equipe em algumas oportunidades ao longo dos dois últimos anos.

A contratação de Giovinazzi também ocorre na esteira do fato de que a Sauber fechou no início deste ano uma parceria com a Alfa Romeo, tradicional fabricante de carros italiana, que ajudou a garantir a volta de um piloto do seu país como titular de uma equipe da Fórmula 1.

Um representante da Itália não disputa uma temporada inteira da F-1 desde 2011, quando Jarno Trulli e Vitantonio Liuzzi deixaram a categoria no final daquele ano. "A decisão de eleger Antonio Giovinazzi é particularmente significativa no âmbito do projeto que nesta temporada viu o retorno da Alfa Romeo ao auge do automobilismo após um hiato de mais de 30 anos", destacou a Sauber, no comunicado desta terça-feira, se referindo ao fato de que a montadora já foi um dos times do grid da categoria no passado.

O piloto italiano, por sua vez, comemorou a chance que terá de disputar pela primeira vez um campeonato como titular de um time da F-1. "Gostaria de agradecer à escuderia Ferrari e à equipe Alfa Romeo Sauber por me concederem esta grande oportunidade. Estou muito motivado e não posso esperar para começar a trabalhar para alcançarmos grandes resultados juntos", disse Giovinazzi, que nesta temporada já participou de dois treinos livres pela Sauber, nos GPs da Alemanha e da Hungria, e agora está pronto para participar de um terceiro neste fim de semana, quando Sochi, na Rússia, vai abrigar a próxima etapa do Mundial.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá