Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Governo Trump veta resolução da ONU sobre Jerusalém

18/12/17 às 16:20 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Os Estados Unidos vetaram nesta segunda-feira uma resolução do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), que pediu ao governo de Donald Trump que rescindisse a decisão de declarar Jerusalém como a capital de Israel e de iniciar a mudança da embaixada americana para a cidade sagrada.

O projeto de resolução, apresentado pelo Egito e apoiado pelo restante do Conselho de Segurança, não indicou os EUA nominalmente, mas declarou que "decisões recentes" que pretendem alterar o status de Jerusalém são nulas e sem efeito. A votação marcou a primeira vez que os EUA exerceram seu poder de veto no conselho em mais de seis anos e demonstraram frustração internacional com o anúncio do governo Trump em Jerusalém.

A embaixadora dos EUA na ONU, Nikki Haley, disse que o veto dos EUA deveria defender a soberania americana e seu papel no processo de paz no Oriente Médio. Ela afirmou que os EUA não ficaram envergonhados com o uso do veto e apontou para o discurso de Trump sobre Jerusalém, em que ele disse que os limites finais de Jerusalém seriam decididos nas negociações de paz. "Os EUA nunca foram mais comprometidos com a paz no Oriente Médio", comentou Haley.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

O vice-presidente dos EUA, Mike Pence, viaja para o Oriente Médio nesta terça-feira, enquanto autoridades palestinas cancelaram os planos de reunião com ele.

O embaixador do Reino Unido na ONU, Matthew Rycroft, disse a jornalistas que a resolução correspondia à posição do Reino Unido sobre Jerusalém e pediu a todos as partes que retornassem aos esforços de paz. O Reino Unido votou contra os EUA no Conselho de Segurança. "Nossa visão é de que a questão de Jerusalém é uma questão de status final, que Jerusalém deve ser uma capital compartilhada entre palestinos e israelenses, e que a embaixada britânica, por enquanto, permanecerá em Tel-Aviv", disse. A resolução vetada pelos EUA também teria pedido a todos os países que se abstenham de estabelecer missões diplomáticas em Jerusalém.

Sob o governo de Barack Obama, os EUA, em dezembro passado, se abstiveram de votar em uma resolução que criticou severamente a expansão israelense de assentamentos judeus em territórios palestinos. A atitude americana em vetar a medida abriu caminho para a primeira resolução do Conselho de Segurança em 26 anos abordando a questão da construção de assentamentos israelenses. Fonte: Dow Jones Newswires.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá