Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Maduro enviará mísseis à fronteira com a Colômbia

06/09/19 às 07:15 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou na quinta-feira, 5, que instalará um sistema de defesa antiaérea na fronteira com a Colômbia por considerar que o governo colombiano planeja uma guerra na região. "Vamos instalar o sistema de mísseis de defesa antiaérea, terrestre e blindada entre os dias 10 e 28 de setembro", disse Maduro, citando o período em que os militares venezuelanos realizarão exercícios na fronteira.

No discurso, Maduro lembrou que decretou alerta laranja para as unidades militares nos Estados de Zulia, Táchira, Amazonas e Apure, todos na fronteira com a Colômbia, onde ocorrerão as manobras militares. Sem apresentar qualquer tipo de evidência, o chavista afirmou que o presidente da Colômbia, Iván Duque, tem um plano para iniciar um confronto entre os dois países.

"Ele pretende montar um falso positivo, agredir a Venezuela para ir ao Conselho de Segurança da ONU e armar um show político barato à custa de um conflito armado", disse.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Para Maduro, Duque levou a Colômbia de volta a uma "situação de guerra" em razão do rearmamento de dissidentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). "A violência da Colômbia tem de ficar na Colômbia. Não a queremos aqui", declarou Maduro.

Em resposta, Duque acusou Maduro de espalhar "bravatas", como instalar um sistema antimísseis aéreos na fronteira. O presidente colombiano aconselhou o chavista a gastar dinheiro com "comida para seu povo". Ontem, Duque disse que Maduro deve acabar com "a ditadura" e permitir que os venezuelanos "recuperem a liberdade, para que tenham um futuro melhor".

Em um momento de tensão com o país vizinho, Duque descartou a possibilidade de intervenção militar na Venezuela. "A Colômbia não ataca ninguém. Este é um país que sempre respeita a territorialidade de outras nações", afirmou.

A fixação de Maduro com um ataque vindo da Colômbia reflete a mesma obsessão que tinha o ex-presidente Hugo Chávez, que militarizou a fronteira após o golpe de Estado frustrado contra ele, em abril de 2002. Na ocasião, Chávez temia a aliança entre o então presidente colombiano Álvaro Uribe e o americano George W. Bush.

Desta vez, segundo Maduro, Duque usaria o recente rearmamento de ex-comandantes das Farc, que abandonaram o pacto de paz assinado em 2016, como desculpa para "iniciar um conflito militar". Na versão de Duque, a Venezuela dá proteção aos guerrilheiros colombianos. "Vamos falar as coisas como elas são: Maduro está protegendo os líderes do ELN (Exército de Libertação Nacional) e das Farc. Não vamos deixar de denunciar isso." (Com agências internacionais)

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá