Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Membros da OEA pedem suspensão da Constituinte na Venezuela

26/07/17 às 18:55 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Os Estados Unidos e mais outros 12 países pediram nesta quarta-feira em reunião da Organização dos Estados Americanos (OEA) que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, suspenda a votação para a Assembleia Nacional Constituinte. As nações consideram que o processo em curso pelo governo venezuelano se equivale a um "desmantelamento definitivo" da institucionalidade democrática.

Em uma declaração de cinco parágrafos apresentada durante o Conselho Permanente do organismo, as 13 nações expressaram preocupação com o que consideram uma "grave alteração da ordem democrática, a escalada da crise e o aumento da violência".

O embaixador do Panamá na OEA, Jesús Sierra, leu o texto em nome do próprio país e da Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Guatemala, Honduras, México, Paraguai e Peru.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

O embaixador interino norte-americano, Kevin Sullivan, criticou os planos de Maduro para modificar a Constituição alegando que o presidente venezuelano não conta com apoio majoritário. "Ele busca criar uma ditadura unipartidarista", disse.

O Uruguai, que em março subscreveu uma declaração junto a outros 13 países pedindo que a Venezuela liberte presos políticos, não subscreveu o texto. O embaixador substituto do país, Álvaro Gallardo, explicou que Montevidéu preferiu não apoiar o texto porque considera que a Assembleia Nacional Constituinte "é um mecanismo previsto na Constituição venezuelana".

Os países pediram ainda que haja uma negociação entre o governo e a oposição venezuelana, para colocar fim à aguda crise que sacode o país.

A Venezuela, que em abril iniciou um processo de dois anos para abandonar a organização, rechaçou o pedido da OEA. "Os Estados Unidos faz operações de inteligência de alto nível para derrotar Maduro em ação coordenada pela Colômbia e o México", disse a segunda secretária da missão venezuelana na OEA, Sara Lambertini. "A Venezuela denunciará como pátria livre e independente estes países nos canais diplomáticos correspondentes da Celac, da Unasul, da Caricom e do Movimento de Não-alinhados." Fonte: Associated Press.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá