Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Ministro da Turquia diz que plano de ação para aliviar mercados está pronto

12/08/18 às 19:40 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O ministro das Finanças da Turquia, Berat Albayrak, afirmou neste domingo que o governo preparou "um plano de ação" visando aliviar as preocupações do mercado que levaram a uma desvalorização da moeda local. Em entrevista ao jornal Hurriyet, ele disse também que o governo não tem planos de confiscar depósitos em moeda estrangeira ou converter tais depósitos para a lira turca.

"Na segunda-feira de manhã, nossas instituições tomarão as medidas necessárias e vamos compartilhar os anúncios necessários com os mercados", disse Albayrak. "Todas as nossas precauções e planos de ação estão prontos", acrescentou ele, sem detalhar.

A Turquia vem enfrentando turbulências devido a incertezas sobre a política econômica do país e ao aumento das tensões entre o país e governo americano. Na última sexta-feira, o dólar subiu 15,65% ante a lira turca, após o anúncio do presidente dos EUA, Donald Trump, de que irá dobrar tarifas sobre o aço e alumínio turcos e em meio a uma iminente crise cambial que gera preocupações em todo território europeu. O valor da moeda já caiu mais de 40% desde o início do ano.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Mais cedo, o presidente Recep Tayyip Erdogan alertou para "medidas drásticas" caso as empresas retirem moeda estrangeira dos bancos. Durante discurso na cidade de Trebizonda, no nordeste da Turquia, o presidente turco disse aos empresários para não "correrem para os bancos para retirar moeda estrangeira". Ele acrescentou que as empresas devem "saber que manter esta nação viva e em pé não é apenas o nosso trabalho, mas também o trabalho de industriais, de comerciantes".

Durante o discurso deste domingo, Erdogan reiterou as alegações anteriores de que a crise era "uma operação contra nossa economia conduzida por meio de taxas de câmbio" e disse que a Turquia prevaleceria.

Fonte: Associated Press

© Copyright 2023 Grupo Tarobá