Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Novo presidente cubano será eleito nesta quarta-feira, diz mídia estatal

18/04/18 às 10:10 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

A mídia estatal cubana disse que a Assembleia Nacional do país vai eleger o novo presidente nesta quarta-feira, 18, mas o anúncio da substituição de Raul Castro só ocorrerá no dia seguinte. O jornal Granma, do Partido Comunista, noticiou que o congresso se reúne às 9 horas para selecionar os líderes do legislativo antes de votar no presidente e nos outros membros do Conselho de Estado, o órgão governamental mais alto do país.

A votação secreta será contabilizada pela Comissão Nacional Eleitoral e o resultado sai no dia 19 de abril.

O processo de dois dias é incomum para a Assembleia Nacional Cubana, que geralmente demora apenas um dia para selecionar o presidente. Diaz-Canel assume o cargo de Castro, que deixa a presidência depois de dois mandatos de cinco anos. O irmão de Raul, Fidel Castro, foi o primeiro-ministro e presidente do país de 1959 até 2006, quando adoeceu.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Diferente

Diaz-Canel será o primeiro líder de Cuba sem o sobrenome Castro desde 1959, quando Fidel assumiu o posto de primeiro-ministro. Ele foi empossado como vice-presidente de Raul Castro em 2013 e manteve uma imagem discreta desde então. Começou a carreira como professor e construiu sua reputação como um funcionário público incansável.

Aos poucos, foi ocupando cargos mais altos dentro do Partido Comunista e ficou conhecido pela atuação política local, o incentivo às minorias de lésbicas, gays e transexuais do país e também por ser um adepto da tecnologia - realizou uma reforma nos currículos das universidades quando foi ministro do ensino superior, introduzindo a tecnologia da computação nos programas de muitos cursos. Além disso, foi o primeiro funcionário de alto escalão a levar um laptop às reuniões do partido.

Especialistas enxergam seu posicionamento discreto como uma estratégia para sobreviver dentro de um sistema administrado por revolucionários que estão envelhecendo e destruíram as carreiras de políticos jovens proeminentes. Agora, que vai ocupar os holofotes, tem o desafio de não apenas ler os documentos escritos e aprovados pelo partido, mas de expressar ideias.

Conforme explicou o ex-vice-ministro de Relações Exteriores José Raul Viera Linhares, Diaz-Canel deverá se tornar mais um protagonista do que um coadjuvante. "Não é mais suficiente ser um administrador. Inevitavelmente ele terá que evoluir e se tornar um líder." Fonte: Associated Press.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá