Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

ONU aprova missão na Colômbia para monitorar reintegração das Farc à sociedade

10/07/17 às 19:10 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas aprovou nesta segunda-feira o estabelecimento de uma missão na Colômbia com uma difícil tarefa: monitorar a reintegração à sociedade de milhares de ex-combatentes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

A ministra das Relações Exteriores colombiana, María Ángela Holguín, estava presente na reunião, na qual se votou unanimemente a favor da resolução. A medida é outro passo para que a Colômbia tente superar esse capítulo, após sofrer o conflito armado mais antigo da América Latina, que deixou ao menos 250 mil mortos e 60 mil desaparecidos, bem como mais de 7 milhões de pessoas deslocadas.

Após anos de negociações, as Farc fecharam um acordo com o governo no ano passado para se tornar um partido político. Em janeiro de 2016, o governo colombiano e as Farc pediram à ONU que monitorasse qualquer cessar-fogo e também o processo de desarmamento. O presidente Juan Manuel Santos pediu há alguns dias uma segunda missão, concentrada na reintegração dos ex-rebeldes e em garantias de segurança mais amplas.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

As Farc têm cerca de 10 mil combatentes, entre guerrilheiros e milicianos, segundo o primeiro censo do grupo, divulgado pela Universidade Nacional da Colômbia. A nova missão da ONU começará seus trabalhos em setembro.

O governo colombiano afirmou que mais de 7.400 membros das Farc estão prontos para se reintegrar à sociedade. Bogotá autorizou hoje a anistia de 3.252 rebeldes acusados de delitos políticos. Santos deu por encerrados os casos de quase todos os guerrilheiros que só têm acusações por rebelião e delitos relacionados, como o porte ilegal de armas.

Após o desarme individual dos membros da guerrilha, o governo da Colômbia busca localizar e desmantelar centenas de depósitos clandestinos com munições e materiais das Farc escondidos na selva. As Farc agora devem se converter em um grupo político legalizado. Fonte: Associated Press.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá