Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Terremoto de magnitude 6,9 atinge o sul das Filipinas e deixa ao menos um morto

15/12/19 às 17:35 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

Um terremoto de magnitude 6,9 que atingiu o sul das Filipinas neste domingo, 15, deixou ao menos um morto e causou o desabamento de um prédio de três andares. Segundo autoridades, a vítima é uma menina de 6 anos, que faleceu no vilarejo de Matanao após o muro de sua casa desabar.

O Instituto Filipino de Vulcanologia e Sismologia disse que o forte terremoto atingiu uma área que fica a cerca de 6 quilômetros a noroeste da cidade de Padada, na província de Davao del Sur, a uma profundidade de 30 quilômetros. Até o momento, não há risco de tsunami.

Um prédio de três andares que abrigava um supermercado e ficava no centro de Padada, entrou em colapso durante o terremoto. Conforme o governador de Davao del Sur Douglas Cagas, em entrevista à rádio DZMM, bombeiros e equipes de segurança já deram início as buscas por um número indefinido de vítimas, que ficaram presas nos escombros.

Leia mais:

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

Jair Bolsonaro ONU
MUNDO

Brasil tem “economia em plena recuperação”, diz Jair Bolsonaro na ONU

Ele também disse à rede de rádio que pessoas estão feridas por toda a província, no entanto ele não soube informar quantas seriam. Anteriormente, autoridades também disseram que algumas cidades ficaram sem energia devido ao terremoto.

Já o prefeito de Matanao, Vincent Fernandez, disse que o prédio de dois andares da prefeitura ficou seriamente danificado pelo intenso tremor, que também prejudicou as estruturas de mais duas pontes e de outros edifícios, já enfraquecidos por terremotos anteriores.

"O tremor foi diferente desta vez, não estava balançando. É como se um rolo estivesse passando por baixo", disse Fernandez à DZMM de um abrigo de emergência. Enquanto estava sendo entrevistado, ele fez uma breve pausa, dizendo que o chão estava tremendo novamente em uma das dezenas de ondas de tremores secundários, que já registraram magnitude de 5,7.

Fernandez apelou para que pacotes de comida e tendas sejam utilizadas pelos moradores que precisem de abrigo imediato contra o tempo chuvoso, já que muitos dos edifícios que funcionam como centros de evacuação foram danificados por terremotos anteriores.

O Presidente Rodrigo Duterte estava seguro com a filha em sua casa na cidade de Davao, onde o terremoto foi sentido fortemente. Ele voltou a dormir depois dos tremores, disse o Brigadeiro General Jose Niembra, que chefia a força de segurança presidencial.

As aulas na província de Davao del Sur serão suspensas na segunda-feira, 16, para permitir a verificação da estabilidade dos prédios das escolas.

Davao del Sur fica no chamado 'Círculo de Fogo do Pacífico', um arco de falhas ao redor do Oceano Pacífico, onde ocorrem a maioria dos terremotos do mundo. O local também é constantemente atingido por cerca de 20 tufões e tempestades a cada ano, o que faz das Filipinas - e seus mais de 100 milhões de habitantes - um dos países mais propensos a desastres de todo o mundo.

Apenas neste ano, a região foi atingida por vários terremotos nos últimos meses, causando algumas mortes e dezenas de feridos. Como consequência, casas, hotéis, shoppings e hospitais seguem extremamente danificados desde então./ AP

© Copyright 2023 Grupo Tarobá