Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel
Londrina
Cascavel

Trump ataca novamente Obamacare e promete construir o muro com México

25/07/17 às 21:30 - Escrito por Estadão Conteúdo

Horas depois de obter o apoio no Senado para seguir com a discussão da mudança do sistema de Saúde, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reforçou o tom beligerante que marcou a campanha do ano passado. A uma animada plateia de apoiadores em Youngstown, no estado de Ohio, o republicano voltou a defender as mudanças no Obamacare, falou em construir o muro com o México e disse que vai defender os interesses dos cidadãos e das empresas americanas.

"Nós estamos a um passo de entregar o sistema de Saúde para os cidadãos americanos", disse Trump, ao comentar a aprovação, no Senado americano, da abertura do debate do projeto que propõe a modificar os mecanismos do sistema de Saúde. "Todos os republicanos tentaram nos últimos sete anos revogar esta lei. Nós mantemos a promessa de revogar e substituir o Obamacare."

Trump voltou a tratar do assunto imigração, que havia saído da pauta dele nas últimas semanas diante da crise envolvendo supostas relações da campanha dele com a Rússia. O republicano não poupou críticas a "traficantes imigrantes" e disse mais uma vez que os Estados Unidos irão construir um muro na divisa com o México. "Depois de décadas reconstruindo nações estrangeiras, nós finalmente vamos reconstruir nossa nação", afirmou. "Estamos libertando nossas cidades e cidadãos de imigrantes que fazem tráfico. Nós vamos fazer com que a América seja segura novamente."

O presidente disse também que o "entusiasmo da indústria nos Estados Unidos está sempre em alta" e que, desde que venceu a eleição, no ano passado, um milhão de postos de trabalho foram criados. Além disso, ele afirmou que vai fazer com que empresas voltem a investir nos Estados Unidos. "Nós vamos proteger as empresas e as pessoas do nosso país", discursou.

Em clima eleitoral, o discurso do presidente durou mais de 50 minutos e foi interrompido três vezes por manifestantes contrários. Ao comentar uma das interrupções, Trump aproveitou para atacar a imprensa mais uma vez. "Tenho viajado por vários lugares deste país e este é o tipo de pessoa que acredita em 'fake news' da imprensa", disse.

© Copyright 2022 Grupo Tarobá