Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Trump critica postura da oposição no Congresso e espera aprovar reforma na saúde

23/06/17 às 08:15 - Escrito por Estadão Conteúdo
siga o Tarobá News no Google News!

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou a política da oposição do Partido Democrata no Congresso, que segundo ele é "obstrucionista". Trump disse que democratas e a situação republicana deveriam trabalhar juntos em temas como a reforma do sistema de saúde e para reformar o sistema tributário, com corte de impostos. "Eu acho que o povo americano está cansado de obstrucionistas", afirmou Trump, durante entrevista à rede americana Fox, que disponibilizou em seu Twitter alguns vídeos com trechos da conversa, nos quais ele também nega que tenha gravado conversas com James Comey, ex-diretor do FBI demitido pelo presidente em maio.

Trump voltou a criticar o sistema de saúde privada hoje em vigor nos EUA, o chamado Obamacare, aprovado durante o governo do ex-presidente Barack Obama. "Eu acho que o Obamacare está morto", disse ele, argumentando que empresas do setor têm se retirado da iniciativa. Trump afirmou que o ideal seria se houvesse uma união bipartidária para aprovar essa reforma, mas também notou que não acredita que será o que ocorrerá.

A jornalista da Fox questionou Trump sobre quatro senadores republicanos que se mostraram contrários à lei que pretende reformar o Obamacare, da maneira como ela foi apresentada nesta semana. Trump disse que os senadores em questão são "amigos" dele e provavelmente acabarão por apoiar a medida. O presidente lembrou que o tema tem um histórico de disputas difíceis e prolongadas no Legislativo americano, mas disse que em alguns meses conseguiu grandes avanços, que levaram anos para ocorrer anteriormente. Trump disse que agora a intenção é ver se é possível atender às mudanças pedidas pelos quatro senadores que não se mostram dispostos a apoiar o modelo atualmente em pauta.

Leia mais:

Imagem de destaque
ACIDENTE

Navio bate contra ponte que colapsa e cai com vários veículos nos Estados Unidos

Imagem de destaque
DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Itaipu leva discussão sobre gestão compartilhada da água para conferência da ONU

Imagem de destaque
FIM DA FESTA

Maior fornecedor de armas e drogas para o Comando Vermelho, é preso em bordel no Paraguai

Josué da Cunha
INTERNACIONAL

Paranaense na Flórida, mostra cenário de destruição durante passagem do Furacão Ian

O presidente falou sobre o fato de que Comey disse que Trump sugeriu a ele, ainda no cargo, que arquivasse uma investigação sobre o ex-assessor de segurança nacional Michael Flynn. "Não houve obstrução. Não houve conluio. Houve vazamento de Comey", afirmou Trump, rechaçando também qualquer conluio entre a campanha à presidência dele no ano passado e autoridades da Rússia. Trump ainda negou que tenha gravado conversas com Comey. "Eu não gravei e não tenho nenhuma gravação", afirmou Trump sobre seus diálogos com o então diretor do FBI.

O presidente também comentou o fato de que a deputada democrata Nancy Pelosi tem sido criticada dentro de seu próprio partido, após os democratas perderem uma eleição especial para a Câmara dos Representantes na Geórgia. Pelosi é líder da minoria democrata na Câmara, mas alguns no partido defenderam que ela perca o posto, diante dos maus resultados nas urnas. Trump disse esperar que ela não perca o cargo, porque o histórico dos republicanos durante a presença dela no posto é "extraordinário", mas disse que esperará para ver o que acontece nesse caso.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá