Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

MP entra com recurso no TJ para derrubar suspensão das aulas em Londrina

10/02/21 às 20:46 - Escrito por Da Redação
siga o Tarobá News no Google News!

A Promotoria da Infância, Juventude e Educação, do Ministério Público de Londrina, entrou com um recurso no Tribunal de Justiça de Curitiba com o objetivo de derrubar uma decisão que autorizou a prefeitura manter escolas públicas e particulares fechadas. A volta às aulas de forma presencial vem gerando polêmica e se arrastando desde o início do ano.

O ajuizamento considerou o decreto publicado pelo Governo Estadual em janeiro que autorizou o retorno das aulas presenciais no Paraná. A promotoria considera que as crianças estão vulneráveis à violência e que o isolamento tem prejudicado a saúde mental e o processo de aprendizado delas.

Imbróglio jurídico
O prefeito Marcelo Belinati (PP) foi contra o decreto estadual e manteve, por meio de um decreto municipal, as aulas suspensas em Londrina. O próprio governador Ratinho Junior (PSD) afirmou que concorda com a decisão e respeita, pois em sua visão, cada prefeito tem autonomia da pandemia na localidade. Porém, o Ministério Público ajuizou uma ação civil pública solicitando o retorno das aulas.

Leia mais:

Imagem de destaque
EDUCAÇÃO

Abertas matrículas para formação de docentes em curso integrado ao ensino médio

Imagem de destaque
EM LONDRINA

Quatro novos colégios devem passar por consulta para Programa Cívico-Militar

Imagem de destaque
SAIBA MAIS

Nova lei estabelece como será feita a escolha de diretores das escolas municipais

Imagem de destaque
COLÉGIOS CÍVICO-MILITARES

Dezenove escolas do núcleo de Londrina participam de consulta pública

Em primeira instância, juíza Isabele Papafanurakis Ferreira Noronha, deferiu o pedido do MP no último sábado (6), determinou o retorno presencial e diversas escolas retomaram as atividades recebendo alunos. Mas a Prefeitura de Londrina recorreu ao Tribunal de Justiça de Curitiba para manter as escolas fechadas.

A Justiça então autorizou ao município manter escolas públicas e particulares fechadas, conforme prevê um decreto municipal de suspensão das atividades presenciais da educação até 28 de fevereiro. A medida é válida para o ensino infantil, fundamental e médio. Ou seja, neste momento está proibida aula presencial. Agora, o MP recorre da decisão novamente. Assista!

Protestos
Foram vários protestos de representantes de escolas particulares solicitando o retorno no formato híbrido, ou seja, com parte dos alunos nas escolas e o restante com conteúdo remoto. A decisão de quem vai ou não seria dos pais.

Notícias relacionadas

© Copyright 2023 Grupo Tarobá